Postado em 08 de Abril às 17h38

Formada 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio no polo do Senar/SC de Araranguá

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Sugestão de vídeo para redes sociais: https://we.tl/t-aKdyPw7vLX.
 
 
 
A combinação entre conhecimento teórico e prático traz impactos importantes na agropecuária. É o que confirma o produtor rural Junior Cardoso Reus, 35 anos, recém-formado na 3ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), no Polo de Araranguá. A formação conta com a parceria do Sindicato Rural do município e região e a colação de grau da turma que iniciou no primeiro semestre de 2022 ocorreu no último sábado (06), no Namastê Produções e Eventos.
 De acordo com o novo técnico em Agronegócio, a família possui 22 hectares de terras e trabalha com plantação de tabaco, melancia, hortaliças e eucalipto. “Atuo com meus pais e estou me preparando para a sucessão”, destacou ao comentar que é formado também em Gestão Financeira. “Quando cursei a faculdade pensava em sair do campo, mas hoje meu objetivo é estudar para trabalhar na propriedade. Precisamos de conhecimento para administrar os negócios porque tudo inova o tempo todo e, investir em educação, é sempre uma excelente escolha”, frisou ao realçar que indica o curso para todos os que querem inovar suas propriedades.
Junior contou que a formação já está trazendo benefícios para os negócios da família. “Vimos nas aulas que muitas propriedades estão investindo em energia solar. Conversei com meu pai e implementamos o sistema de energia renovável, que já está trazendo economia significativa na conta de luz”.
A solenidade foi conduzida pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, que representou o presidente do Sistema Faesc e teve como anfitrião o presidente do Sindicato Rural Rogério Pessi. Também estiveram presentes a coordenadora da formação técnica do Senar/SC Katia Zanela, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, a secretária do Polo, Maria Terezinha Bortolato, o deputado estadual José Nilton Scheffer, além de representantes dolegislativo, presidentes de Sindicatos Rurais da região e outras lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.  
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, reconheceu a importância da parceria com o Sindicato Rural, com o município de Araranguá e destacou o expressivo trabalho das equipes envolvidas na concretização do curso. “Precisamos somar esforços, otimizar recursos e implementar tecnologias. Por isso, vencer essa etapa na busca do conhecimento para aplicar as inovações nas propriedades e nas empresas do setor é fundamental para a carreira dos novos técnicos e também para o fortalecimento do nosso agronegócio”, ressaltou ao enfatizar que menos probabilidade de erros tem aquele que está melhor informado e capacitado.
Rogério Pessi realçou a emoção e o orgulho em contar com um curso que ajuda a transformar a agricultura da região com o preparo de técnicos para enfrentar a agricultura 5.0 e os desafios do setor. “Estou realizado em fazer parte desse momento e por contarmos com o Senar/SC para gerar essas oportunidades para a região. O Senar/SC é muito reconhecido por possuir equipes eficientes e essa turma é privilegiada por concluir essa formação”.
O deputado estadual José Milton valorizou o trabalho do Senar/SC e também comentou que é uma conquista importante para cada formado. “Sabemos do potencial do agronegócio de Santa Catarina e do Brasil. Temos o país mais competente e eficiente na produção de alimentos do mundo e, devemos isso às informações, conhecimentos e às pessoas que buscam novidades para levar ciência e tecnologia para o setor produtivo”.
TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explicou que o curso é destinado, prioritariamente, aos produtores rurais e seus familiares, além de trabalhadores do meio rural. “O principal desafio desse profissional é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Com técnicas de gestão e de comercialização, é possível atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural”.
Os conteúdos estão adequados à realidade vivenciada nas propriedades rurais catarinenses. A atuação dos técnicos em agronegócio é fundamental para uma boa gestão das propriedades rurais, no entanto, não está limitada aos processos internos de uma propriedade, ou seja, o profissional sai preparado para trabalhar também em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
TURMA TÉCNICO AGRONEGÓCIO 2022/2024
·         Alan Martins Fabri;
·         Ana Caroline Abbatti Fernandes;
·         Andrio Pazini Tonetto;
·         Bruno Gabriel Manenti;
·         Clayton de Bem Costa;
·         Cristiano Hilsendeger Pereira;
·         Daniel José dos Santos;
·         Elissandro Cardoso Gonçalves;  
·         Emerson Mezzari Simoni;
·         Evandro Bertoldo Francisco;
·         Fabricio de Liz Cordova;
·         Felipe Serafim Bardini;
·         Felipe Tonetto Salvaro;
·         Joice da Silva Acordi;
·         Jonas Alixandre;
·         Jonas Carlos Scheffer;
·         Junior Cardoso Réus;
·         Marina Campanucci Alixandre;
·         Marisa Pereira Costa Patricio; 
·         Nicole Tavares Vermohlen;
·         Vilson Antonio Nunes Junior;
·         Vitor Torquato da Silva;
·         Wagner Luciano Ortolan.
 

Veja também

Mobilidade urbana norteia reunião do Conselho Deliberativo da ACIC 27/06/23 Integrantes da Comissão Especial de Debate e Estudo da Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores de Chapecó participaram do encontro, nesta semana. Também houve compartilhamento de missão empresarial à Ásia...

Voltar para (Blog)