Postado em 04 de Fevereiro de 2020 às 17h24

Formação Profissional Rural: Senar/SC promove 247 treinamentos gratuitos em fevereiro

As capacitações beneficiam aproximadamente 4.000 produtores e trabalhadores rurais

Para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a rentabilidade das propriedades rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove 247 treinamentos em Santa Catarina. As capacitações ocorrem neste mês com a participação de aproximadamente 4.000 produtores e trabalhadores rurais. Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a educação é indispensável para a qualificação das pessoas e para suprir as necessidades diagnosticadas nos estabelecimentos rurais.
Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do município para efetuar as inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização. “O objetivo é promover a formação profissional e incentivar o empreendedorismo, reforçando os bons resultados”, ressalta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
PROGRAMAÇÃO
           O oeste catarinense receberá os seguintes cursos: Organização da Propriedade Rural - Programa 5S de 17 a 18, na Linha Santo Inácio em Abelardo Luz; Confeitaria nos dias 10 e 11, no (CRAS) em Planalto Alegre; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 12, no Centro de Eventos de Coronel Freitas; Fluxo de Caixa da Atividade Rural no dia 27, no Centro de Idosos em Guatambu; Comunicação Eficaz de 27 a 28, na Linha Barra Fria em Concórdia e Artesanato com Pintura de 11 a 14, na Secretaria de Agricultura em Irani.
Também serão ministrados na região: Qualidade de Vida na Melhor Idade no dia 19, no Centro Comunitário em Ouro Verde; Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção de 26 a 28, na Secretaria Municipal de Obras em Passos Maia; Inclusão Digital Rural - Informática Básica de 10 a 11, no CRAS em Irati; Produção Caseira de Pães e Biscoitos de 18 a 20, no CTG Cultivando a Tradição em Quilombo; Colheitadeiras Automotrizes - Operação e Manutenção de 10 a 12, na propriedade Angelo João Alessio em Ipuaçu; Criação de Bezerras e Novilhas de 17 a 18, na Linha Paiol em Entre Rios e Inseminação Artificial em Bovinos de 24 a 27, na Linha Pesqueiro do Meio em Xanxerê.
No extremo oeste os cursos serão promovidos em 21 municípios. Águas de Chapecó receberá o treinamento de Jardineiro de 18 a 19, no salão comunitário da Linha Sobradinho. Em Anchieta serão ministrados os cursos de Derivados de Leite de 10 a 11, na Linha Nossa Senhora Aparecida; Qualidade do Leite de 18 a 19, na Linha Salete e Confeitaria de 18 a 19 na Escola de Linha Prateleira.
Na sede do Sindicato Rural, em Campo Erê, acontecerá o treinamento de Artesanato em Tear com Lã de Ovelha de 17 a 20. Em Cunha Porã serão promovidas as capacitações de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, no dia 6, na Associação dos Funcionários Públicos, e de Bordado com Patchcolagem de 11 a 13, no Sindicato dos Trabalhadores de Cunha Porã. Cunhataí receberá os cursos de Inclusão Digital Rural - Informática Básica nos dias 6 e 7, no CRAS e de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 19, na Secretaria de Educação.
Entre os treinamentos do meio oeste estão: Inseminação Artificial em Bovinos, de 10 a 13, na Fazenda Renascença, em Água Doce; Proteção de Nascentes no dia 12, na Secretaria da Agricultura e na propriedade de Cristiane Driessen, em Caçador; Derivados de Leite de 6 a 7, na comunidade Barra do Leão em Campos Novos; Casqueamento em Bovinos no dia 12, na sede do Sindicato Rural em Catanduvas; Confeitaria de 12 a 13, na Vila Campina da Alegria em Vargem Bonita e Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática de 10 a 11, na Linha Nova Petrópolis em Joaçaba.
Outras capacitações que ainda serão ministradas na região são: Produção Caseira de Massas para Congelamento de 10 a 11, na propriedade de Maria Facin em Luzerna; Aproveitamento integral de alimentos de 20 a 21, na Linha Canhadão em Erval Velho; Cultivo Protegido de Hortaliças de 10 a 11, no Núcleo Rio Doce em Lebon Régis; Prevenção às Deficiências na Área Rural no dia 18, na Linha Bom Sucesso em Iomerê e Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos de 20 a 21, no Centro de Treinamento Epagri em Videira.
O norte catarinense receberá os cursos de Culinária de peixes e frutos do mar de 17 a 18, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Barra Velha; Olericultura Básica de 19 a 20, na comunidade da Encruzilhada em Canoinhas; Jardineiro de 13 a 14, na Escola Pintadinho em Porto União; Fruticultura - Manejo do Pomar de 6 a 7 na horta comunitária do Canela em Joinville; Soldador - Arco Elétrico com Eletrodo Revestido nos dias 27 e 28, na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente em Joinville; Produção de mudas frutíferas de 17 a 18, na sede de Rio Branco em Mafra; e Floricultura de 12 a 13, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Major Vieira.
            Em Monte Castelo será realizado o treinamento de Doma Racional de Equídeos de 10 a 14, na Colônia Verde; Rédeas de 17 a 21 na Colônia Verde; Cultivo de Plantas Medicinais de 18 a 19 no Bairro Novo; e Processamento de Carne de Frango nos dias 18 e 19, na casa do produtor Laureno Usinger. Papanduvas receberá os seguintes cursos: Processamento de Carne Suína no dia 10, no pavilhão da Igreja de Iraceminha e Reflorestamento no dia 13, no pavilhão da Igreja Guarani. Também serão ministradas as capacitações de Olericultura Orgânica no dia 20, na propriedade de Antonio Colla em Rio Negrinho, e de Artesanato com Pintura no dia 18, na sede do Sindicato Rural em São Bento do Sul.
O planalto serrano receberá os seguintes cursos: Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos de 10 a 11, na propriedade de Pedro Menezes em Alfredo Wagner; Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática de 10 a 11, na Casa Caminhos da Serra, em Anita Garibaldi; Artesanato de Crochê e Tricô de 10 a 14, no Clube da Gonga em Bocaína do Sul; Controle Agroecológico de Pragas e Doenças de 27 a 28, na comunidade Morro do Chapéu em Campo Belo do Sul; Confeitaria de 19 a 20, na casa do agropecuarista em Curitibanos e Inseminação Artificial em Bovinos de 17 a 20, na fazenda Castanheiro em Painel.
Também serão ministrados nessa região Artesanato com Pintura de 11 a 14 no clube de Mães Artes Liberdade em Capão Alto; Plano de Negócios da Propriedade Rural de 11 a 12 no salão da Igreja Vila Aparecida em Otacílio Costa; Cultivo de Plantas Medicinais de 20 a 21, na Casa do Agricultor em Palmeira; Prevenção de Doenças Crônicas no dia 28, no clube de mães do cerrado em Ponte Alta; Tratores e Implementos Agrícolas - Operação e Manutenção de 10 a 12 no Sindicato Rural em São Joaquime Artesanato de Costura em Tecidos de 18 a 21, na comunidade de Salto dos Marianos em São José do Cerrito.
O Sul receberá as capacitações de Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos nos dia 26 e 27, na Lagoa da Serra em Araranguá; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos de 12 a 14, na sede do Sindicato Rural em Braço do Norte; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias de 12 a 13, na Rua do Capim (Passagem do Maciambu) em Palhoça; Processamento de Carne de Frango de 13 a 14, na sala de Eventos do Ceprag em Praia Grande; Tratamento de Madeira de 12 a 13, na propriedade de Marcos Back em Anitápolis e Artesanato com Pintura de 17 a 20, no centro comunitário de Rodeio da Areia em Turvo.
No vale do Itajaí serão abordados os seguintes assuntos: Instalação e manutenção de redes elétricas de 12 a 13, no Sindicato Rural em Imbuia; Beneficiamento e Conservação de Pescado de 12 a 13 na comunidade de Alto Rio Batalha em Ituporanga; Reflorestamento de 20 a 21, no Paraná Forest em São João do Itaperiú; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 10, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Witmarsum; Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) no dia 14, no salão comunitário em Presidente Getúlio; Operação e Manutenção de Roçadeira nos dia 20 e 21, na propriedade de Neusa Heiber em Rio do Sul e Prevenção de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho Rural de 26 a 28 , na Câmara de Vereadores em Botuverá.

Veja também

CDL defende abertura do comércio no Carnaval em Chapecó03/02/21 Proposta segue decisão do poder público de não adotar ponto facultativo neste ano e busca compensar os dias parados em 2020, devido à pandemia ...

Voltar para (Blog)