Postado em 06 de Abril de 2023 às 13h48

Formação em auxiliar fiscal é incentivada pelo Sindicont

Profissionais participam do primeiro módulo da formação.

A falta de mão de obra qualificada é uma preocupação em muitas atividades econômicas brasileiras. Em regiões como o oeste catarinense, onde há um regime de pleno emprego, é ainda mais difícil identificar interessados nessas vagas específicas ou de preenchê-las. Por isso, é preciso disponibilizar oportunidades de qualificação profissional ou de recolocação no mercado de trabalho.
Para auxiliar no atendimento dessa demanda o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Programa de Educação Continuada, em parceria com a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), promove o módulo 1 da “Formação Auxiliar Fiscal – Atualizado e Prático”. A primeira etapa ocorreu no fim de março e a próxima será nos dias 27 e 28 de abril, das 8h30 às 17h30, no Laboratório RB, no Bloco R, da Unochapecó.
A qualificação tem como objetivo capacitar por meio de conceitos, disposições da legislação quanto à implantação do projeto nota fiscal de consumidor eletrônica, documento fiscal acessório que substituirá a nota fiscal modelo 2 e o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). É necessária a atualização do profissional sobre a legislação vigente, quanto às regras, suas obrigações e seus prazos, além de outros assuntos para proporcionar um diferencial competitivo.
O curso contempla temas relacionados ao Simples Nacional, ICMS e ICMS ST – aplicação e regras no Simples Nacional –, microempreendedor individual (MEI) e exercícios práticos. Entre os temas abordados também estão regras do Simples Nacional, definição de MEI, microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), impostos e contribuições, emissão da nota fiscal, obrigações acessórias, alíquotas, faixas de enquadramento e diferença de Lucro Presumido e Lucro Real.
De acordo com o instrutor João Adriano Philipps, o curso é diferenciado porque prepara o participante para atuar na função de analista fiscal por meio de diversas atividades práticas. “Atualmente, mais de 95% das empresas brasileiras estão enquadradas no Simples Nacional, por isso essa é a maior ênfase. Então, apresento os códigos fiscais atrelados às notas, os lançamentos e os reconhecimentos de entradas e saídas. No fim, o participante aprende a fazer o cálculo na mão para que tenha a resposta sem precisar buscar no sistema”, explica.
A agenda de cursos promovidos pelo Sindicont está disponível no site www.sindicontcco.com.br. Mais informações pelo WhatsApp (49) 9 9124-9017.

 Curso foi promovido pelo Sindicont por meio do Programa de Educação Continuada.

Formação Auxiliar Fiscal preparou profissionais para atuar no setor.

Instrutor João Adriano Philipps esclareceu dúvidas dos participantes.

João Adriano Philipps e Guilherme Signore.

Veja também

Voltar para (Blog)