Flor do Sertão inicia encontros do Projeto Parceiro Anjo
Para despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para a inclusão social, acesso ao mercado de trabalho e fortalecer o empreendedorismo de base iniciou nesta semana o Projeto Parceiro Anjo no município de Flor do Sertão, no extremo oeste catarinense. A iniciativa utiliza a metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae/SC e conta com apoio da Administração Municipal.
A ação busca desenvolver competências comportamentais para fortalecer nos jovens participantes a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos. Participam em Flor do Sertão, 11 jovens de 14 a 19 anos.
De acordo com o educador social e coordenador da ação, Luis Alberto Schoingele, os participantes são estimulados a terem atitudes empreendedoras apoiadas, sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental, que contribuam de algum modo para sua realização pessoal e profissional.
Entre os impactos positivos para a sociedade observados nos municípios que já executaram o Projeto Parceiro Anjo estão: interromper o ciclo de violência; fortalecer características e comportamentos empreendedores; atuar no protagonismo juvenil; reduzir a evasão escolar; inserção no mercado de trabalho e incentivar novas atividades econômicas.
Para o prefeito, Sidnei José Willinghofer, investir em iniciativas como essa, especialmente voltada aos jovens, significa preparar o caminho para um futuro mais promissor. “Flor do Sertão é um município pequeno, com oportunidades limitadas, o que reforça a importância de ofertarmos alternativas que qualifiquem o jovem para que ele seja protagonista aqui, seja atuando nas indústrias, no comércio ou na propriedade da família”, analisa.
Os jovens têm a disposição uma gama de cursos direcionados à sua qualificação. Mas, de acordo com o prefeito, a oferta gratuita democratiza o acesso ao conhecimento, o que reforça o sentimento de cidadania e pertencimento. “Não medimos esforços para incentivar projetos sociais e, nesse caso, observamos que tomamos a decisão correta, porque os participantes estão contentes e comprometidos”, ressalta.
“Atuando na organização de oferta dos serviços socioassistenciais, a Secretaria Municipal de Assistência Social, trabalha em prol das famílias, contribuindo no desenvolvimento de potencialidades, autonomia e oportunidades. Por sermos um município de pequeno porte, conhecemos bem a cultura das famílias, os territórios e o público daqui, com isso a contribuição ao projeto aos jovens é de grande valia, colaborando muito em seu protagonismo, conhecimento e fortalecendo vínculos de inclusão social e, principalmente, incentivando-os a serem os novos empreendedores do nosso município”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Aline Mara Engel.
CRONOGRAMA
O Projeto Parceiro Anjo tem carga horária de 40 horas e é dividido em oito encontros, que são realizados nas segundas-feiras no Centro de Convivência de Idosos.
As próximas atividades contemplarão: consultoria de elaboração de currículo (12/07); educação ambiental (19/07); ação de sustentabilidade (26/07), roda de conversa com empreendedores (02/08), aula prática de produção de alimentos no período vespertino (09/08) e cerimônia de entrega dos certificados no período noturno (09/08).
A iniciativa é uma das práticas deferidas pela Equipe da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania.
Núcleos empresariais da ACIC recebem novos integrantes21/Set/202021/09/20há 4 anos Segunda-feira, 21 de Setembro de 202021/09/2020Grupos são constituídos por empresas associadas à ACIC e oportunizam conhecimento, desenvolvimento e aumento da competitividade...
Toxina Diarreica é encontrada nos cultivos de ostras e mexilhões da Ponta do Papagaio, em Palhoça09/Set/201909/09/19há 5 anos Segunda-feira, 09 de Setembro de 201909/09/2019Santa Catarina tem mais uma região de cultivo de ostras e mexilhões interditada devido à presença de toxina diarreica. Nesta sexta-feira (06), a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a......
Simpósios do Nucleovet têm datas marcadas para 202405/Jan/202405/01/24há 1 ano e 3 meses Sexta-feira, 05 de Janeiro de 202405/01/2024Eventos ocorrerão de 9 a 11 de abril (avicultura), 13 a 15 de agosto (suinocultura) e 5 a 7 de novembro (bovinocultura de leite)...