Finalmente: Hospital Regional do Oeste credenciado para atender pacientes com AVC
Um ato que muda o cenário hospitalar no oeste catarinense: o ministro da Saúde Marcelo Queiroga assinou, na última sexta-feira, em Blumenau, a portaria que habilita o funcionamento – com recursos federais – do Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC Tipo III do Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó.
O convênio com o Ministério da Saúde foi assinado pela Prefeitura de Chapecó e pelo Hospital Regional do Oeste (HRO). O prefeito João Rodrigues foi representado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó João Marques Rosa. Também participou o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO, Reinando Fernandes Lopes. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Nelson Akimoto, acompanhou o ato.
"Essa é uma vitória da sociedade e muitas vidas serão salvas", festejou, emocionado, o presidente da ACIC, Nelson Akimoto, que atua desde o ano passado – em cooperação com outras instituições – para obter a instalação do serviço de AVC no HRO.
Akimoto foi a Blumenau acompanhar o ato e agradecer pessoalmente o ministro pela decisão. Desde o ano passado o dirigente desenvolveu gestões, sustentou campanhas de arrecadação de recursos e mobilizou lideranças políticas e autoridades da saúde para solucionar essa deficiência do HRO, o maior hospital filantrópico em território barriga-verde. A clientela atendida se estende por uma vasta região com mais de 1,5 milhão de habitantes.
Desde o início da crise sanitária, o empresariado e outros setores da sociedade civil estão engajados com o Poder Público no combate à covid-19. Mobilizados pela ACIC, o empresariado chapecoense contribuiu fortemente, com recursos privados, para suprir deficiências em leitos, equipamentos, medicamentos, insumos hospitalares etc.
Foi em 2020 que a ACIC constatou que o Hospital Regional não dispunha de estrutura para atender essa demanda: faltavam os leitos, os equipamentos, os medicamentos e os profissionais para atendimento das pessoas acometidas de AVC. Por isso, muitos pacientes atendidos nesse nosocômio acabavam severamente sequelados pela falta de equipamentos adequados a um diagnóstico rápido e seguro, como essas emergências médicas exigem. Como sabemos, quando o protocolo de atendimento é aplicado nas primeiras horas, pode salvar muitas vidas e não deixar sequelas.
Akimoto mobilizou os empresários e obteve recursos privados para a criação da Unidade de Cuidados Agudos do AVC do Hospital Regional do Oeste. Os empresários financiaram temporariamente o pagamento da equipe médica composta de três neurologistas e medicação (Alteplase) para esses casos emergenciais. A partir de agora esses custos serão suportados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente da ACIC fez questão de mencionar os principais colaboradores: APTI Alimentos, Associação Filosófica e Beneficente Construtores da Paz, Câmara de Vereadores de Chapecó, CEC - Centro Empresarial de Chapecó, CESEC – Centro Executivo Sistema Empresarial de Chapecó (ACIC – CDL – SICOM), NORD Electric, Rotesma Artefatos de Cimento, Sempre Sementes, SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó, SITRAN - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Chapecó e a própria Associação Comercial e Industrial de Chapecó.
Veja também
OCESC emite nota de sensibilização sobre a covid-1902/Mar/202102/03/21há 4 anos Terça-feira, 02 de Março de 202102/03/2021 A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), sensível e comovida com a atual situação vivida pela pandemia de covid-19, reitera para que todos os associados do sistema cooperativista catarinense contribuam com os cuidados para evitar a disseminação do vírus e tomem as devidas ações de higiene e......
CDL divulga sugestões de horários aos lojistas associados para o atendimento neste fim de ano 17/Nov/202217/11/22há 3 anos Quinta-feira, 17 de Novembro de 202217/11/2022O comércio regional promete ser movimentado neste fim de ano. Com base no Decreto Municipal nº 3.390, de 30 de novembro de 1993, que estabelece horário livre para as empresas do setor em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas......