FIESC traz debate sobre o caminho para a inovação energética na feira Eletrometalmecânica 2024
A primeira palestra da Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica atraiu mais de 120 pessoas. (Foto: Extra Comunica)
“A quinta transição energética” foi tema do primeiro dia do Congresso Técnico realizado em Chapecó na programação da Eletrometalmecânica 2024, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro. A feira ocorre no Parque de Exposições Valmor Lunardi, com promoção do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), apoio da Federação da Indústrias de Santa Catarina (FIESC), SENAI e SESI.
A primeira palestra da Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Eletrometalmecânica atraiu mais de 120 pessoas e foi apresentada pelo diretor industrial da WEG Digital e Sistemas & eMobility, Valter Luiz Knihs, que atua há 38 anos na empresa.
Knihs frisou principalmente a relevância da energia renovável e apontou que a WEG possui parques fabris em 17 países de quatro continentes. “Buscamos sempre um crescimento continuo e sustentável em relação a geração de energia renovável.” Acrescentou que a fonte mais barata de energia atualmente consiste na fotovoltaica, por meio da geração solar.
Em sua palestra, o diretor e engenheiro afirmou que o consumo de energia aumentará 50% até 2050, com 95% desse crescimento voltado para fontes renováveis. Segundo ele, a demanda por eletricidade global deve triplicar até 2050, e o nível do mar pode subir 2,5 metros até 2100, ameaçando mais de 600 cidades no planeta.
Após a WEG consolidar a atuação na fabricação de motores elétricos, a empresa agora participa da quinta transição energética, focada em energias renováveis. "Pequenas ações e trabalho em equipe podem melhorar o meio ambiente", salientou Knihs, prevendo um aumento na busca por energia consciente.
FIESC PRESENTE NA FEIRA
O vice-presidente da FIESC no Oeste, Waldemar Antônio Schmitz, enfatizou que o objetivo da entidade é colaborar com ações que favoreçam o desenvolvimento da indústria.
“O que o SENAI, o SESI e FIESC trouxeram para esta edição da feira, após seis anos de pausa, superou expectativas em termos de diálogos e conversas com o público. Estamos participando da Feira Eletrometalmecânica 2024 com soluções que atendem diretamente às necessidades da indústria, mas também do setor automotivo, com os produtos que oferecemos em Chapecó”, destacou o supervisor de educação profissional, Ivan Cassol.
Para o presidente do Simec, Carlos Martinelli, o SENAI, o SESI e a FIESC são fundamentais para suprir a demanda por profissionais, a parceria com o sindicato facilita a criação de qualificações adaptadas às necessidades de cada setor, com a possibilidade de treinamentos presenciais e a distância (EAD).
*MB Comunicação com informações da Extra Comunica
Após a WEG consolidar a atuação na fabricação de motores elétricos, a empresa agora participa da quinta transição energética. (Foto: Arquivo)
Visitas de autoridades no primeiro dia de Feira. (Foto: Arquivo)
Espaço SENAI na Feira Eletrometalmecânica 2024 (Foto: Arquivo)
Bancada 4.0 no stande do SENAI. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)
SENAI participou da Feira Eletrometalmecânica 2024 com soluções que atendem diretamente às necessidades da indústria. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)
Motocicleta e carro didáticos utilizados no SENAI de Chapecó. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)
Estudantes do SENAI também participaram da feira. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)
Veja também
Aproveite o verão com bebidas refrescantes e alimentos nutritivos10/Jan/202310/01/23há 2 anos Terça-feira, 10 de Janeiro de 202310/01/2023Para quem não gosta de beber água existem algumas maneiras práticas para deixar essa necessidade mais atrativa e saborosa (Foto: banco de imagens)....
Cervicalgia provoca desconforto e limitação dos movimentos11/Set/201911/09/19há 5 anos Quarta-feira, 11 de Setembro de 201911/09/2019Incômodo para desenvolver tarefas do cotidiano como digitar, dirigir e até mesmo para assistir televisão são sinais de advertência para a cervicalgia, comenta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, ao......