Postado em 20 de Julho de 2022 às 14h10

Fiesc fortalece parceria com Prefeitura de Chapecó

Programa Oportuniza Chapecó oferece nove cursos por meio do SENAI

 
            Discutir as possibilidades para que o Projeto Oportuniza Chapecó esteja mais presente na vida da população usuária da assistência social do município, qualificando cada vez mais pessoas. Esses foram os objetivos de encontro entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e da Prefeitura de Chapecó, na última semana. Na ocasião também foi reforçada a parceria da FIESC com o poder público, por meio do SENAI, que disponibiliza cursos para o Oportuniza Chapecó.
            Neste ano, serão atendidas nove turmas de qualificação profissional pelo Senai, sendo os seguintes cursos: costura básica, assistente administrativo, eletricista industrial básico, eletricista residencial básico, soldagem MIG/MAG, mecânica básica de automóveis, técnicas de vendas e qualidade no atendimento do cliente.
“Na reunião, fizemos o planejamento e refletimos sobre como fortalecer a parceria do SENAI com a Prefeitura para a qualificação das pessoas que estão em busca de trabalho ou querem atuar em outra área. Também abordamos sobre o ciclo atual do programa, cujos cursos já iniciaram”, comentou o gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.
            O Oportuniza Chapecó visa qualificar a população chapecoense através da educação profissional. “Tendo em vista as oportunidades de trabalho no município e a carência de mão de obra qualificada, a Prefeitura vem construindo meios de possibilitar o acesso aos cursos de qualificação e, posteriormente, o encaminhamento desses profissionais para as empresas e indústrias”, frisou a secretária de Assistência Social de Chapecó, Elisiani Sanches.
            Além da qualificação profissional da população, a Secretaria possibilita o acesso à formação profissional para as famílias cadastradas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que é um importante passo para que haja a geração de renda e ascensão profissional dos usuários desses serviços. “Queremos transformar a vida das pessoas. O Oportuniza Chapecó tem como objetivo qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, gerando renda e autonomia para as famílias”, destacou Elisiani.
Para o coordenador do Oportuniza Chapecó, Sérgio Riboli, o acesso à qualificação profissional é um objetivo claro para a equipe que conduz o programa, sendo essa uma demanda da sociedade e que possibilita muitas pessoas se inserirem no mercado de trabalho.
Carminatti reforçou o papel do Senai na formação de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas das indústrias e na preparação das pessoas para que tenham êxito em suas formações. “O SENAI atende as demandas de formação da indústria, tem como propósito fortalecer, representar e desenvolver a indústria e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas através da formação profissional. Hoje vivemos em nossa região o pleno emprego, mas mesmo assim tem pessoas que não conseguem trabalho. Em constantes conversas com os industriais, temos a informação que faltam pessoas qualificadas para assumirem as vagas disponíveis, inclusive com salários bem atrativos. Por isso, essa parceria com a Prefeitura de Chapecó é muito importante”, reforçou.
            Também participaram da reunião o coordenador de Educação Profissional do SENAI da Região Oeste e Extremo Oeste, Willi Robert Sobotka, o supervisor de Educação Profissional do Senai Chapecó, Andrei Moreira Neves, a equipe de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município e a coordenação do Programa Oportuniza Chapecó: Aline Nascimento Magro, Jussara Broca e Kadigea Dalapossa.
 

Veja também

Norte terá 51 cursos gratuitos do Senar/SC em junho31/05/21 A programação de junho está disponível no site da entidade e contempla mais de 280 cursos gratuitos em diversos municípios de todas as regiões ...

Voltar para (Blog)