Postado em 16 de Setembro de 2021 às 17h08

FIESC e Prefeitura lançam plataforma “Maravilha Mais Empregos”

Apresentação foi feita em reunião virtual da Câmara Regional de Educação nesta semana

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Aproximar trabalhadores e empregadores é o objetivo da plataforma “Maravilha Mais Empregos”, lançada nesta semana pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pela Prefeitura do Município. A apresentação foi feita durante reunião virtual da Câmara Regional de Educação e integra as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação. No site – maravilhamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br – as pessoas podem cadastrar currículos e as empresas podem divulgar oportunidades de emprego. Também estão disponíveis cursos gratuitos. A gestão da plataforma é feita pelos servidores da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial e Sine de Maravilha.
O assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, apresentou a plataforma e suas funcionalidades, semelhantes à plataforma do Movimento SC pela Educação, mas com ações direcionados para Maravilha e região. “É a quinta cidade no estado que está implantando esse movimento. É uma ferramenta simples e funcional e já está com vagas e currículos cadastrados, além de 70 cursos disponíveis”, salientou.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou que a FIESC atua para atender as demandas da indústria, mas também da sociedade. “O Movimento SC pela Educação tem esse propósito, com foco na educação e na qualificação profissional. Existem vagas disponíveis, mas também sabemos que é necessária capacitação constante em todos os setores. Ao elevar a escolaridade do trabalhador, aumenta-se também a geração de riquezas, a remuneração e o movimento econômico”, realçou.
Para o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, com a plataforma, o município pode promover ações de acordo com as suas necessidades, além de ter indicadores locais. “Estamos vivendo o pleno emprego. Nos 57 municípios de abrangência da regional Oeste da FIESC, são quase 12 mil vagas de empregos até julho deste ano. Maravilha foi a primeira Prefeitura da região a estabelecer essa parceria e contribuirá com o movimento que é promovido em todo o estado”.
O vice-prefeito de Maravilha Jonas Dall’Agnol frisou que há defasagem de mão de obra e a plataforma auxiliará para a qualificação dos trabalhadores. “O Movimento SC pela Educação atende essa demanda. Com a capacitação, as pessoas conseguirão vagas melhores, as empresas terão mais produtividade, mais renda e, consequentemente, aumentará a remuneração dos trabalhadores, contribuindo para melhorar a qualidade de vida”, salientou. “Na plataforma, é possível encontrar tanto vagas quanto oportunidades em um único lugar. Essa é a grande diferença, além dos cursos que são oferecidos”, acrescentou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gelson Rossetto.
PLATAFORMA
A Plataforma do Movimento SC pela Educação – msce.santacatarinapelaeducacao.com.br – busca conectar pessoas que estão buscando oportunidades de emprego com empresas que estão disponibilizando vagas, além de ofertar cursos totalmente gratuitos, 100% on-line e com certificação. A iniciativa marcou o novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculada ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar o Estado em referência em desenvolvimento sustentável.
Existem mais de 2,4 mil vagas abertas na plataforma, sendo 101 no Oeste; as oportunidades são disponibilizadas por 684 empresas, 79 delas do Oeste. Já foram cadastrados mais de 4,2 mil currículos, 143 da região.
A líder do Movimento SC pela Educação, Osnilda Leite, explanou sobre os desafios para o período de 2022 a 2024. A intenção é contribuir para o fortalecimento do ensino profissionalizante como estratégia competitiva, agregando valor econômico às empresas e valor social às pessoas. Osnilda apresentou dados sobre educação e a competitividade dos países. O Brasil está em 57ª posição no Ranking de Competitividade Mundial 2020, pesquisa realizada em 64 países. Entre os estados brasileiros, Santa Catarina é o segundo mais competitivo, estando atrás apenas de São Paulo. De acordo com Osnilda, um fator determinante para melhorar o índice é a educação. “Entre os jovens brasileiros de 16 a 29 anos, 25,8% não estuda e não trabalha. Em Santa Catarina, o índice é de 16,9%, o que representa mais de 290 mil jovens. Os principais motivos da evasão na educação básica é a falta de interesse na escola e a necessidade de trabalhar”, relatou, ao acrescentar que a educação profissional pode ser um caminho para melhorar esses números.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar/SC), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).
 

Veja também

Cultivos de ostras e mexilhões de Bombinhas e Porto Belo estão interditados devido à presença de toxina diarréica05/08/19 A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural  anuncia a interdição dos cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões dos municípios de Bombinhas e de Porto Belo devido à presença de toxina diarreica. Está proibida a retirada, comercialização e o consumo destes animais e seus produtos, inclusive nos......

Voltar para (Blog)