Postado em 31 de Maio de 2023 às 16h22

FIESC debate saúde mental com empresas do Oeste

Profissionais do setor de recursos humanos participaram de workshop no SENAI, em Chapecó

Workshop sobre saúde mental ocorreu no SENAI Chapecó

A saúde mental nas empresas é um tema cada vez mais debatido. Para contribuir com os industriais, a Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu, na última semana, o workshop “Saúde Mental”, no SENAI Chapecó. A iniciativa integrou a programação da Semana da Indústria na região.
A ação reuniu profissionais de recursos humanos das empresas da região e teve como objetivo principal falar sobre saúde mental nas organizações, reforçando a importância de construir ambientes de trabalho cada vez mais seguros psicologicamente. “Ao cuidar das pessoas as empresas estão cuidando também dos seus negócios e melhorando seus resultados”, frisou a especialista em Saúde Mental no Trabalho no SESI, Daniela Zanatta, que ministrou o workshop.
Daniela explanou sobre o que é saúde mental e como é possível desenvolver recursos para gerenciar melhor as emoções, os desafios e as situações de estresse do dia a dia. “Abordamos o preconceito ainda muito presente quando falamos do tema. Como a saúde mental não é algo físico, fica mais fácil pensarmos que a pessoa não melhora porque não quer, tornando o tema associado à frescura, drama e até loucura. O preconceito é uma das principais barreiras para a prevenção e que impede as pessoas de buscarem ajuda o mais breve possível, evitando, assim, o agravamento”, alertou.
A especialista expôs sobre ações que as empresas podem implementar para cuidar da saúde mental dos colaboradores, mas reforçou que não há uma receita pronta e sim caminhos possíveis que têm mostrado bons resultados. “Entre eles, está a capacitação e a instrumentalização das lideranças para que sejam cada vez mais agentes promotores da saúde mental dos seus times e aprendam a construir ambientes mais seguros emocionalmente”, relatou.
Os participantes também tiveram uma oportunidade para praticar o autocuidado. Daniela apresentou uma ferramenta que ajuda a equilibrar diferentes áreas da vida. “Só conseguimos cuidar do outro se estivermos bem e o autocuidado é uma ferramenta essencial nessa jornada”, sublinhou, ao acrescentar que o workshop foi uma experiência que possibilitou aos profissionais presentes ampliar o olhar e o conhecimento sobre o tema. “Serviu também como inspiração e para que voltem às empresas com ações possíveis de serem implementadas em prol da saúde mental dos colaboradores”, finalizou a especialista.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, sublinhou que o workshop foi um momento oferecido pela FIESC para aprofundar conhecimentos no tema. “Durante a Semana da Indústria também foram planejadas ações com foco na qualidade de vida do trabalhador da indústria. As doenças mentais podem afetar seriamente a vida de uma pessoa e ter impactos também nas empresas. O workshop foi uma possibilidade de aprendizado. Manter um ambiente de trabalho saudável nas organizações influencia na produtividade e no bem-estar de todos”.
             A Vice-Presidência Regional da FIESC promoveu uma série de ações em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio). Entre elas, estiveram palestra sobre a legislação trabalhista e o 1º Seminário Estadual de ESG, em Chapecó. Em Xanxerê, também ocorrem palestras, visita da Vice-Presidência da FIESC a empresas locais e assinatura de contrato com a Prefeitura para disponibilização de cursos no município. Em Maravilha e em Pinhalzinho ocorreu a palestra “Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, visitas dos alunos dos cursos de aprendizagem a empresas, entre outras atividades.

Iniciativa integrou a programação da Semana da Indústria

Participantes tiveram uma oportunidade para praticar o autocuidado

Veja também

Saltinho adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC25/10/21   Instituir estratégias e ações práticas que buscam apoiar e fomentar o desenvolvimento local. Com esse propósito a Administração Municipal de Saltinho, no extremo oeste catarinense, aderiu ao ciclo......

Voltar para (Blog)