Postado em 11 de Novembro de 2019 às 17h20

Feiras do JEPP mostram desenvolvimento de competências empreendedoras

Iniciativa, capacidade de planejamento, autoconfiança, liderança e perseverança! Essas são características que marcam o comportamento de empreendedores e que podem ser potencializadas com atividades diversificadas voltadas a promover o desenvolvimento da organização, da responsabilidade, da criatividade, da pesquisa e do relacionamento interpessoal. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ajuda nesta formação tanto de crianças quanto de adolescentes. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae/SC em parceria com as Administrações Municipais.
Para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidas com mais de 370 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e Paul Harris ocorreu na última semana, a 1º Feira de Empreendedorismo Escolar, em Xanxerê. O evento foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC. Em paralelo foi realizada a Mostra de Serviços e Produtos de Microempreendedores, no salão nobre da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus.
Neste ano os temas trabalhados foram: ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios. Para a secretária municipal de educação, Cláudia Fávero, o JEPP ensina a importância de empreender desde jovem e estimula a criatividade e o pensamento inovador. “Essa geração necessita de metodologias atrativas que proporcionem o desenvolvimento e o programa proporciona isso a elas. Esse resultado observamos nos trabalhos expostos que aliaram originalidade com a compreensão da matemática na confecção de dados gigantes e jogos interativos”, enalteceu ao agradecer pela parceria com o Sebrae/SC.
SESC ESCOLA
A Feira do JEPP também foi realizada pelo SESC Escola de Xanxerê, no fim de semana, com 150 alunos do 1º ao 5º ano, no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro La Salle. O evento reuniu mais de 500 participantes, entre estudantes, professores, pais e familiares
 A coordenadora pedagógica da unidade, Juliana Beatriz Gatto, enfatizou que o programa é produtivo, aguardado pelos alunos que se empolgam e se envolvem em todas as tarefas propostas. “O resultado sempre surpreende e encanta. Neste ano, por exemplo, os alunos do 5º ano montaram uma praça de alimentação para comercialização de doces, gelatinas, sucos naturais e cookies. A destinação do valor arrecadado será definida nesta semana durante assembleia. Uma parte será repassada a uma instituição social e outra para atividades de lazer, passeio ou investido em um jogo coletivo”, expôs.
JEPP
O programa, que contou com o acompanhamento da consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, iniciou com capacitação dos professores, seguiu com aplicação em sala de aula e finalizou com a feira organizada pelos estudantes com a supervisão dos educadores. “A partir de temáticas, os participantes são instigados a desenvolver comportamentos empreendedores e a vivenciar as etapas de um plano de negócio, com motivação, criatividade, autoconhecimento, busca por informações e trabalho coletiva”, analisou.
Conforme a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musscopf, o ambiente propício à aprendizagem favorece a participação dos jovens, que reconhecem nos grupos que suas contribuições são valorizadas. “O JEPP contribui para a construção de um novo perfil de estudantes a partir de uma metodologia que instiga a criatividade, a utilização de uma linguagem adequada e o compromisso com as atividades propostas. Ao proporcionar o desenvolvimento das competências empreendedoras criamos possibilidades de inserção para o mundo do trabalho”, comentou.  

Veja também

Atenção produtores rurais: inscrições abertas para o curso técnico em Agronegócio gratuito em Araranguá16/12/21 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio (primeiro semestre de 2022) para o polo de Araranguá. A iniciativa é totalmente gratuita e......

Voltar para (Blog)