Postado em 11 de Agosto de 2021 às 10h46

Feira Frutos da Terra Caibi valoriza tradição e empreendedores locais

Neste sábado (14), às 7 horas, será realizada mais uma edição da iniciativa

Produtos caseiros com sabor de tradição e preparados com muito carinho para seu lar estarão disponíveis neste sábado (14), às 7 horas, na Feira Frutos da Terra Caibi, localizada na Praça Municipal de Caibi, no extremo oeste catarinense. A proposta surgiu a partir do planejamento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que busca além de desenvolver a atividade turística agregar renda aos produtores rurais e criar uma produção associada. Os trabalhos foram orientados nas soluções disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
“Os empreendedores rurais e os artesãos participantes da Feira Frutos da Terra Caibi estão entusiasmados com os resultados, tanto do retorno financeiro quanto da valorização da comunidade local e regional com os produtos comercializados. Isso mostra que a proposta foi assertiva e estratégica para fomentar atividades econômicas que resgatam a história dos nossos antepassados, reforçam nossas tradições e transmitem conhecimentos entre as gerações”, observa a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Silmara Bratz.
A feira é realizada no segundo fim de semana de cada mês com a intenção de oportunizar a produção associada ao turismo. A proposta começou neste ano primeiramente com a oferta de produtos coloniais e aos poucos foram incorporados novos itens, a exemplo dos artesanatos locais. Um dos principais atrativos são as cucas, preparadas por muitas famílias a partir de receitas dos colonizadores da região. Atualmente são 30 participantes, entre empreendedores rurais e artesãos.
Os trabalhos de fomento dessas atividades econômicas associadas ao turismo são orientados pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC, Karla Hall e Silvia Nowalski. “Vemos o entusiasmo dos participantes da feira em produzir bolachas, doces, verduras, mel, vinho, por exemplo, e de terem um espaço para comercializar seus produtos. Na última edição da feira tivemos a inclusão da comunidade de Nossa Senhora da Salete que faz lasanhas para angariar recursos para melhoria do Santuário. Então, é mais uma comunidade engajada nesse processo de fortalecimento e desenvolvimento local”, adianta a turismóloga Karla ao comentar da aceitação da comunidade já que os produtos são expostos bem cedo e na metade da manhã estão praticamente esgotados.
De acordo com o prefeito, Eder Picoli, os resultados têm chamado a atenção de municípios vizinhos. “Estamos muito felizes em ser referência regional no turismo, mas ainda teremos muitos investimentos para esse setor como por exemplo o Plano Estratégico do Turismo; o Plano de Marketing Turístico; o Desenvolvimento e Promoção do Turismo e as Oficinas Criativas de Artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs”, antecipa.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  

Veja também

Rodada de negócios aproxima empresas do Brasil e da Argentina18/09/20 Evento será promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC Chapecó e pela Adiba de Buenos Aires. Inscrições estão abertas até este domingo (20)...

Voltar para (Blog)