Feira da Rua Coberta fomenta empreendedorismo em Concórdia
Um momento para o público se divertir, fazer compras e participar de atividades educativas. Assim pode ser resumida a 6ª edição da Feira da Rua Coberta que ocorreu, no último fim de semana, em Concórdia. O evento, alusivo ao dia dos pais, reuniu 86 expositores que puderam demonstrar e comercializar seus produtos e serviços.
A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, é essencial para fomentar a produção familiar e artesanal local. A programação também contou com praça de alimentação, exposição e doação de pequenos animais (AMA e CONANIMAL), além da tradicional mateada com a participação da Erva Mate Gheno. O Rotary Club de Concórdia também esteve presente com o programa Interact Club de Concórdia, através do Rotary Club Internacional para adolescentes que demonstraram alguns trabalhos sociais desenvolvidos com a comunidade.
Para incentivar o empreendedorismo e auxiliar no esclarecimento de dúvidas, a Sala do Empreendedor também esteve presente na feira, o que oportunizou divulgação dos serviços aos microempreendedores individuais (MEIs) e potenciais empreendedores. O espaço é um ambiente de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, busca agregar outras agendas estratégicas para o desenvolvimento do município. Também no local, o empresário pode ter acesso as oportunidades de capacitação e consultorias sobre os mais variados aspectos que envolvem a formalização de negócios. O espaço foi implantado em Concórdia pelo Programa Cidade Empreendedora – inciativa da Prefeitura e do Sebrae/SC.
Uma das novidades deste ano realizadas pela Sala do Empreendedor é o projeto “Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais” que terá início neste mês. As expectativas em relação a esse projeto são as melhores, de acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Concórdia, Wagner Simioni. Segundo ele, trata-se de mais uma alternativa para o MEI aperfeiçoar seus serviços e acelerar seu crescimento de forma sustentável.
O “Salto: Aceleradora de Microempreendedores Individuais - MEIs” – iniciativa com metodologia que combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios e visa o desenvolvimento pessoal e profissional desta categoria jurídica com foco no auxílio na melhoria dos negócios.
As atividades envolvem os workshops “Mão na Massa” que disponibilizarão ferramentas para a melhor compreensão sobre os desafios e as oportunidades do negócio; “Laboratórios de Troca de Experiência”para compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros, além de mentoria personalizada para dialogar com um profissional sobre questões essenciais para o sucesso da atividade.
Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora tem como diferencial a responsabilidade pelo desenvolvimento do município que é distribuída entre os diferentes atores locais, com atuação dentro da estrutura pública e da sociedade civil organizada, que em conjunto com os gestores municipais pensam e estruturaram o desenvolvimento econômico desejado para o município. Concórdia finalizou com êxito o ciclo I em dezembro de 2018 e, neste ano, iniciou o ciclo II que tem duração de dois anos e foca na promoção do desenvolvimento com um nível maior de complexidade.
Veja também
Faxinal dos Guedes investe em ações de apoio ao setor empresarial26/Fev/202126/02/21há 4 anos Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 202126/02/2021AAdministração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, investe em ações de fortalecimento do setor empresarial. Uma das medidas adotadas foi a adesão ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. A iniciativa é executada pelo Sebrae/SC e conta com apoio do......
Bilhetes de carinho aproximam empreendedora de seus clientes24/Jul/202024/07/20há 5 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 202024/07/2020O que é preciso melhorar no estabelecimento comercial para atrair clientes? Quais investimentos são mais assertivos para ampliar o lucro: layout, diversidade de produtos ou amplo estoque? Que inovações implantar para se aproximar......