Todas as escolas da Rede Municipal de ensino de Faxinal do Guedes, no oeste catarinense, trabalharão no segundo semestre de 2022 a temática educação empreendedora por meio de oficinas, cursos e jogos digitais. Essa definição ocorreu após reunião de planejamento da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
O objetivo é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo. As temáticas geram reflexão sobre desenvolvimento de competências empreendedoras para que o estudante decida fazer parte de um negócio ou para que tenha o seu próprio. A proposta incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e avaliarem as melhores possibilidades.
De acordo com a professora e coordenadora de projetos Leonice Luiza Zanetti serão capacitados com essa parceria do Sebrae/SC aproximadamente 60 profissionais que multiplicarão os conhecimentos para beneficiar mais de 600 educados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Essa iniciativa é importante porque proporcionará uma educação mais ampla e multidisciplinar, que preze por debates nos quais os estudantes podem construir argumentações, aprender a planejar e executar soluções, estimular o senso crítico e a lidar com problemas ao fomentar a criatividade para solucioná-los de forma inteligente, deixando-os mais ativos ao mundo atual”, analisa.
Atividades escolhidas
Em Faxinal dos Guedes serão desenvolvidas as seguintes atividades com os alunos dos anos iniciais: Trilha Comportamentos Empreendedores (são dez vídeos de três minutos cada que abordam os comportamentos empreendedores); Game Cidade dos Brinquedos (um jogo focado no âmbito de atendimento a uma demanda e para isso explica conceitos de atendimento ao público, gerenciamento de recursos e cadeia produtiva) e Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação (de forma vivencial busca contribuir para que os alunos se reconheçam como empreendedores e desenvolvam competências socioemocionais).
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