Postado em 24 de Fevereiro de 2022 às 16h03

Farmácia de Manipulação reduz 30% das perdas com insumos em quatro meses

Empresa atendida no Programa Brasil Mais também registra incremento de 22% no faturamento 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

O crescimento de uma pequena empresa requer determinação, superação e renovação constantes tanto nos processos quanto na gestão. Identificar um problema e definir ações para solucioná-lo são passos importantes nessa evolução. No setor de saúde e bem-estar, por exemplo, um dos desafios é reduzir a perda de matérias-primas, devido ao prazo de validade, que geram prejuízos financeiros.

Com essa necessidade a empresa Flor de Sal Farmácia de Manipulação, do município de São Lourenço do Oeste, participou do ciclo 03 do Programa Brasil Mais. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Senai, Secretaria de Produtividade, Emprego, Competitividade e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).


Durante quatro meses a empresa recebeu gratuitamente o acompanhamento da Agente Local de Inovação (ALI) Lídia Cruzetta Monteiro, que auxiliou na implementação de melhorias rápidas e de alto impacto. Com esse suporte foi possível identificar os pontos críticos, que geravam as perdas, e também desenvolver estratégias para minimizar os impactos financeiros na empresa. Entre as ações, esteve a técnica de rastreio das matérias-primas próximas ao vencimento, com listagem dos itens e criação de promoções divulgadas com auxílio de marketing digital nas redes sociais. Outra medida inovadora foi agregar valor ao produto promocional por meio de vídeos curtos sobre seus benefícios.


“Em pouco tempo já foi possível mensurar os resultados obtidos. No primeiro mês, aplicando essas estratégias, tivemos um aumento de 4% no faturamento da empresa. Também identificamos redução das perdas, que representavam aproximadamente 30% dos insumos com datas próxima ao vencimento. Outra ação importante foi o desenvolvimento de ferramentas que nos auxiliam acompanhar a evolução desses indicadores. Assim, ao final de quatro meses participando do Brasil Mais, observamos o aumento de 22% no faturamento e na melhoria na produtividade”, argumenta o administrador Petrus Coltre Nogueira.


AVALIAÇÃO
A responsável técnica e administradora Andresa Luana Baggio explica que o Brasil Mais é uma oportunidade de crescimento para os empreendedores que buscam melhores ferramentas e estratégias para o gerenciamento da empresa, além de melhorias dos processos, dos controles financeiros e do estoque. “Como uma pequena empresa, estamos em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Identificamos o programa como uma forma de ampliar os conhecimentos e aplicá-los na prática diária”, comenta.


Para Andresa o programa ficará marcado na trajetória da Farmácia Flor de Sal como uma grande mudança no rumo da empresa. “A partir desta participação implantamos novas ferramentas. Aprendemos também como identificar os pontos fracos e utilizá-los para crescer, bem como mensurar e acompanhar os indicadores de produtividade e crescimento”, comenta. De acordo com Petrus, para crescer ou expandir o negócio é necessário estar em constante inovação. “As ferramentas e as estratégias apresentadas pelo Sebrae auxiliam as empresas nestes processos, o que otimiza os resultados”, argumenta.


A analista de negócios do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, enfatiza que os resultados obtidos pela Flor de Sal Farmácia de Manipulação impressionam. “Comemoramos com as empresas a conquista de indicadores positivos e que demonstram a evolução do negócio. Isso reforça a contribuição do Brasil Mais para o desenvolvimento delas e também que os empreendedores podem utilizar metodologias de baixo custo e grande impacto para inovar em suas atividades econômicas”, afirma.


BRASIL MAIS
O Programa Brasil Mais busca aumentar a produtividade das empresas e ampliar a eficiência do setor produtivo e a competividade do País. Com acompanhamento do ALI são realizadas melhorias em melhorias de processos, marketing, modelos de negócios, práticas sustentáveis e digitalização.
As inscrições estão abertas para o próximo ciclo, que inicia no fim de março. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link gov.br/brasilmais. Informações pelos telefones (49) 3330-2802 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Veja também

Simpósio da Unimed Chapecó debate cuidados paliativos24/10/23 O evento ocorreu no último fim de semana e teve como palestrantes profissionais renomados da área e a presença de um grande público de profissionais da saúde e em formação....
Empretec Rural capacitou empresários rurais com foco no comportamento empreendedor 11/10/22 Desenvolver habilidades para fortalecer o comportamento empreendedor no meio rural. Foi com esse objetivo que 19 empresários rurais de Pinhalzinho participaram, de 03 a 08 de outubro, da primeira turma do Empretec Rural – o maior seminário......

Voltar para (Blog)