Postado em 10 de Fevereiro de 2023 às 15h00

Faesc participa da abertura da colheita do arroz em Santa Catarina

Tubarão realiza os maiores eventos da cadeia produtiva 

Estimativa da safra brasileira 2022/2023 de arroz é de 10,3 milhões de toneladas (Foto: Governo de SC).
A safra brasileira 2022/2023 de arroz tem uma produção estimada de 10,3 milhões de toneladas, conforme projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro indicador favorável do setor é de que a produtividade das lavouras foi avaliada em 7 toneladas por hectare, o que representa 5,8% superior ao comparativo com a temporada passada. Pela importância dessa cadeia produtiva a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) apoiou a realização da 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no estado e do 3ª Dia de Campo da Copagro, que aconteceram na última quinta-feira (9), no Campo Demonstrativo da cooperativa agropecuária, em Tubarão.
Participaram dos eventos mais de 500 produtores de arroz e lideranças ligadas ao agronegócio, que acompanharam uma série de vitrines demonstrativas das culturas de arroz, milho, soja e forragens. A programação contemplou visitas técnicas, palestras, consultoria técnica de especialistas e lançamento da Epagri do novo Boletim Técnico da cultura do arroz irrigado de Santa Catarina, com os resultados das mais avançadas pesquisas do setor.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou que Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país e tem a maior média de produtividade do Brasil. “Esses eventos realizados em Tubarão proporcionaram troca de experiências, aprendizado e discussões sobre a cadeia produtiva do grão. Além do fortalecimento dessa importante atividade econômica”, analisou. A estimativa para a safra atual no território catarinense é de 1,2 milhão de toneladas do cereal, produzidas em 147 mil hectares.
Representaram a Faesc o presidente do Sindicato Rural de Tubarão, Maicon dos Reis Soares, que também integrou a comissão organizadora dos eventos, e o presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogerio Pessi.
O evento foi uma promoção da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (COPAGRO), Epagri e Farmer Up Consultoria, com apoio de diversas entidades.
DADOS ECONÔMICOS
Em 2022, Santa Catarina exportou US$ 4,08 milhões em arroz, o que representa 8,6 mil toneladas. 

Veja também

I Fórum de Desenvolvimento Regional: O papel da inovação na economia é foco de palestra em Chapecó02/07/19 “O papel da inovação na economia” foi o foco da palestra do secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Sustentável, Amândio João da Silva Júnior, nessa segunda-feira (1º), durante o I Fórum de Desenvolvimento Regional promovido pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e......
Inteligência para o agronegócio18/01/22 JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)...

Voltar para (Blog)