Postado em 14 de Dezembro de 2021 às 12h24

Faculdade SENAI Chapecó tem dois projetos premiados em desafio de inovação

Propostas foram selecionadas na etapa estadual do Inova SENAI e agora participarão da etapa nacional
 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Dois projetos da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó foram premiados no Inova SENAI, etapa estadual. A competição reuniu soluções criadas por estudantes e docentes da instituição com objetivo de desenvolver projetos de inovação por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e participarão da etapa nacional, em 2022.
O projeto “InnovanMeat” ficou em primeiro lugar. Foi desenvolvido pelos grupos de pesquisa das Faculdades Senai de Chapecó e de Joinville. A proposta é o desenvolvimento de uma base vegetal para impressão de produtos análogos à carne, ou seja, um bife formulado a partir de proteínas vegetais impresso em 3D. Além de agregar duas tecnologias em crescimento, o alimento poderá ser personalizado conforme a necessidade da indústria e do consumidor, com fonte de fibras, proteínas e vitaminas. A equipe é composta por quatro professores: Creciana Maria Endres, Elisa Sonza, Anderson de Carvalho Fernandes e Bruna Zapelino e quatro alunos: Charlise da Fonseca, Eliton Tobias, Suelen Fenrich e Vinicius Hofmann Leandro.
O projeto “Biopack”, desenvolvido pelas alunas da graduação tecnológica em alimentos Indianara Dias e Ligia Chitolina e professoras da Faculdade Senai Chapecó Lilian Raquel Moretto Ferreira e Creciana Maria Endres, conquistou o segundo lugar no Inova Estadual. O produto, desenvolvido em parceria com a empresa DBM Eletrotech, é uma embalagem bioativa, com adição de óleo essencial produzida pelo processo de eletrofiação, para produtos cárneos resfriados. A embalagem reduz microrganismos e aumenta a vida útil de produtos resfriados, mantendo suas características, além de diminuir a geração de resíduos sólidos e ser uma solução sustentável.
A coordenadora da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó, Josiane Betat, salienta que os projetos que participam do Inova SENAI podem ser considerados um termômetro dos desafios e do futuro da indústria brasileira, pois são elaborados a partir de problemas reais e têm viabilidade para serem aplicados na prática. “A inovação por meio de desenvolvimento de projetos constitui um conjunto de ações pedagógicas que dão significado para a metodologia de educação profissional. Foram 121 projetos no estado e chegamos na reta final com esse excelente resultado. Isso mostra que a Faculdade está levando o nome de Chapecó para outros lugares e se fortalecendo na pesquisa. Além disso, cada vez mais empresas estão vindo nos procurar e trazendo demandas para projetos”, expõe.
O estudante Eliton considera importante o SENAI instigar a pesquisa e a inovação. “Demanda tempo, mas vale a pena”, frisa. “Já participei do Inova em outro ano e dessa vez conseguimos o primeiro lugar. É preciso ter ideias, pensar fora da caixa”, comenta Charlise. Indianara cita a importância da participação. “Conseguimos conhecer muitos outros projetos, de outros setores, tecnologias e inovações que trazem crescimento”, sublinha. “Além disso, recebemos treinamento, cursos, reuniões que aumentam o networking e abrem caminho para a viabilidade e mercado. Isso tudo agrega na nossa vida profissional”, acrescenta Ligia.
Creciana realça que os alunos sugerem e também aceitam os desafios que são propostos pela Faculdade SENAI. “Sempre temos envolvimento dos estudantes. Essa é uma conquista tanto para eles quanto para os professores e mostra um pouco do que fizemos em sala de aula. Todos os projetos, mesmo os que não foram premiados, são inovadores e fazem a diferença não só para conhecimento técnico, mas também para a indústria, ao proporcionar novas tecnologias”.
            A professora Elisa Sonza, que também é coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação na área de alimentos da Faculdade SENAI, sublinhou que momentos como esse não tem preço. “É um momento para colocar em prática o conhecimento adquirido nas aulas. Ao participar do Inova e de outros projetos, os alunos aprendem, aprimoram conhecimentos na pesquisa e nas atividades práticas e levam esses momentos para o dia a dia. Eles passam a ter um diferencial no mercado de trabalho”.
Em 2020 Chapecó foi a campeã da etapa nacional da Mostra Inova com a areia higiênica para gato, obtida com o bagaço de malte, subproduto gerado na indústria cervejeira. A bala natural a base de ora-pro-nobis, também criada em Chapecó, ficou entre as oito melhores soluções da Mostra.

Veja também

Voltar para (Blog)