EXPOMERCO 2026 será lançada com expectativa de R$ 15 milhões em negócios em Chapecó
Lançamento para imprensa e convidados ocorrerá nesta quinta-feira (27), na Casa do Criador, às 08h30, no Parque da Efapi, em Chapecó
presidente do Núcleo de Criadores de Bovinos, Gelson Dalla Costa
A EXPOMERCO 2026 será lançada nesta quinta-feira (27), em Chapecó, com a proposta de fortalecer a geração de negócios, a integração da cadeia agropecuária e a valorização da produção regional. O lançamento para a imprensa e convidados ocorrerá durante um café colonial, às 08h30, na Casa do Criador, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi. A feira será realizada de 24 a 27 de setembro, com entrada gratuita.
A expectativa da organização é reunir aproximadamente 1.050 animais e receber 40 mil pessoas durante os dias de evento. A projeção é movimentar cerca de R$ 15 milhões em negócios relacionados à compra e venda de animais, reunindo produtores, criadores, compradores, empresários rurais, profissionais do setor e visitantes.
Organizada pelo Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó com apoio da Secretaria de Agricultura e Pesca do município, com apoio de entidades ligadas ao agronegócio, a EXPOMERCO 2026 pretende se consolidar como um espaço de negócios e de aproximação entre os diferentes segmentos do campo.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Bovinos, Gelson Dalla Costa, a feira foi estruturada para ir além da exposição de animais. “A EXPOMERCO nasce para estimular a atividade econômica e valorizar a capacidade produtiva regional. A feira incentiva a inovação no campo, apoia a agricultura familiar e empresarial e amplia os canais de comercialização de produtos e serviços ligados ao setor agropecuário”, afirma.
AMPLA PROGRAMAÇÃO
Entre os principais atrativos da feira estará a exposição de gado e o torneio leiteiro, com no mínimo 140 animais das raças Jersey e Holandesa, que participarão de etapas válidas para rankings nacionais. Também serão apresentados cerca de 50 exemplares de gado de corte.
A ovinocultura terá aproximadamente 400 animais de dez raças destinadas à produção de carne e leite. A programação ainda prevê um leilão geral, com expectativa de comercialização de cerca de 500 bovinos. Os animais participantes virão de propriedades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, ampliando a participação de criadores e compradores.
Além das exposições e dos leilões, a EXPOMERCO contará com mostra de piscicultura, participação de instituições financeiras e cooperativas de crédito, espaços para empresas de insumos, equipamentos, serviços e tecnologias, além da presença de universidades e entidades representativas do setor.
A agricultura familiar também terá espaço de destaque na feira, com um pavilhão destinado à exposição, venda direta ao consumidor e divulgação da produção regional. O ambiente reunirá hortifrutigranjeiros, alimentos de agroindústrias familiares, mudas florestais e frutíferas, flores e artesanato. A programação gastronômica terá como destaque o 1º Concurso de Assado de Ovelha Patagônico.
SERVIÇO
DATA: quinta-feira, 27 de agosto de 2026.
HORÁRIO: Às 08h30
LOCAL: Casa do Criador, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi, em Chapecó.
CANAL
Os interessados em participar da EXPOMERCO 2026 podem manter contato com o diretor de infraestrutura rural Gilson Pagliosa (49-98501-4360) e/ou com o diretor de agricultura familiar e pesca Antonio Dal Piva (49-99807-1163), ambos da Secretaria de Agricultura e Pesca do Município de Chapecó.
Consultorias de marketing fortalecem presença de empresas de Maravilha nas redes sociais28/Out/202128/10/21há 4 anos Quinta-feira, 28 de Outubro de 202128/10/2021A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, disponibilizará no mês de novembro duas horas de consultoria individual na área de marketing para as empresas que participaram do Workshop de Mídias Sociais,......