Postado em 13 de Dezembro de 2024 às 16h34

Estudantes do UniSENAI SC conquistam prêmio nacional com projeto inovador de sustentabilidade

Jovens na apresentação da banca para o Inova SENAI. (Foto: Divulgação)

Eles chegaram no lugar mais alto do pódio. Os estudantes Anderson Pesavento e Laiz Mazon, do curso de Graduação Tecnológica em Tecnologia de Alimentos do UniSENAI Campus Chapecó, orientados pela professora Leidiani Muller, conquistaram o primeiro lugar na competição nacional INOVA SENAI com o projeto Lacrecauter. A iniciativa foi destaque entre mais de 300 projetos inscritos por trazer uma solução para a indústria e pelo impacto ambiental. O resultado da competição saiu nessa terça-feira (10).
De acordo com os estudantes, o projeto Lacrecauter surgiu a partir de uma demanda identificada na empresa que um deles trabalha, relacionada à implementação da metodologia Lean, cujo objetivo é eliminar desperdícios. Durante o processo, percebeu-se que o lacre plástico era uma das principais fontes de não aproveitamento e possuía grande apelo ambiental.
Inspirados pelas atividades em sala de aula e pelos conhecimentos adquiridos, os integrantes desenvolveram a solução que elimina a utilização do lacre no processo da indústria.
EXPERIÊNCIAS
A experiência no INOVA foi transformadora para o estudante Anderson Pesavento. “Eu me desenvolvi não só como profissional, mas também como pessoa. Evoluí muito com todas as etapas do processo, e receber o prêmio me deixou confiante de que posso fazer ainda mais e também inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho”, declarou.
O coordenador do curso Superior de Tecnologia em Alimentos do UniSENAI Campus Chapecó, Doglas Finco, que acompanhou o projeto, salientou a importância da conquista. “O Lacrecauter demonstrou de forma exemplar como a criatividade e a inovação podem oferecer soluções concretas para problemas reais da indústria. Essa vitória reafirma nosso compromisso com a excelência e a inovação, conectando o conhecimento acadêmico à prática e ao impacto social.”
PESQUISA E INOVAÇÃO COMO PILARES DO DESENVOLVIMENTO
A coordenadora de Pesquisa e Inovação do UniSENAI SC, Creciana Maria Endres, ressaltou a importância de projetos como o Lacrecauter para a formação dos estudantes e a evolução da indústria. “Essas iniciativas permitem que os estudantes unam teoria e prática, desenvolvendo soluções reais para desafios do mercado. Cada projeto vencedor é uma prova do impacto positivo que o investimento em pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo pode trazer para a sociedade”, afirmou.
INOVA SENAI
“INOVA SENAI é um programa voltado para estudantes e docentes que querem apresentar uma ideia inovadora, e por meio do desenvolvimento de competências podem propor soluções para a Indústria e o mercado. Visa desenvolver o espírito empreendedor e criativo dos estudantes, ao resolverem problemas reais e construírem inovações que podem chegar ao mercado”, esclareceu o interlocutor do programa no Estado, Maikel Trennepohl.
Além de desenvolver competências técnicas e comportamentais, o programa oferece visibilidade aos participantes, conecta ao setor produtivo e fomenta a competitividade da indústria brasileira.

 

Além de desenvolver competências técnicas e comportamentais, o programa oferece visibilidade aos participantes, conecta ao setor produtivo e fomenta a competitividade da indústria brasileira. (Foto: Divulgação)

Inspirados pelas atividades em sala de aula e pelos conhecimentos adquiridos, os integrantes desenvolveram a solução que elimina a utilização do lacre no processo da indústria. (Foto: Divulgação)

O projeto Lacrecauter surgiu a partir de uma demanda identificada na empresa que um deles trabalha, relacionada à implementação da metodologia Lean, cujo objetivo é eliminar desperdícios. (Foto: Divulgação)

Veja também

Voltar para (Blog)