Postado em 06 de Julho de 2023 às 15h29

Estudantes de Chapecó se classificam para etapa nacional de torneio de robótica

Competições motivam os estudantes a sempre melhorarem e a se dedicarem mais.

Levar o espírito da ciência e da tecnologia aos jovens, promover o desenvolvimento de um sistema robótico autônomo que possa cooperar entre si e contribuir para o aprimoramento da tecnologia de ponta, além de reunir pesquisadores qualificados e estudantes. Esses são alguns dos objetivos do Fira Brasil, um evento de robótica que tem a finalidade de classificar equipes de todo o país para participar anualmente do Fira Robo World Cup (Copa do Mundo de Robótica).
Duas equipes West Sharks, da Educação Continuada do SESI Chapecó, participaram da Etapa Sul, que ocorreu em junho, em Chapecó, e conquistaram vaga para a etapa nacional que será realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará. Na final nacional serão classificadas 16 equipes que representarão o Brasil no Fira Robo World Cup.
O técnico das equipes, professor e engenheiro de automação Leonardo Drews Montibeller, frisou que os alunos estão treinando desde fevereiro para a competição. A equipe West Sharks U14 (categoria abaixo de 14 anos) participou com dois robôs nas modalidades Cliff Hanger e DRC Explorer, com os estudantes Eduardo Faitão Zuffo e Victor Gabriel Vieira. A equipe West Sharks U19 (abaixo de 19 anos), também levou dois robôs nas modalidades Cliff Hanger e Cabo de Guerra. Os integrantes dessa equipe são Angelo Antonio Lucietto, Arthur Alves Graciosa, Gabriel Henrique Soares Borin e Mayron Todeschini.
Montibeller enfatizou que as competições motivam os estudantes a sempre melhorarem e a se dedicarem mais. “A robótica ensina as habilidades da atualidade e os conceitos STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática), além das soft skills como trabalho em grupo, inclusão, comunicação e respeito. Ou seja, a robótica educacional ajuda a preparar os estudantes para aquilo que mais precisamos no mundo do trabalho, que são profissionais técnicos sem perder a empatia”, explicou.
A supervisora da educação continuada do SESI e SENAI na região Oeste, Ísis dos Anjos, salientou que na Educação do SESI os conceitos STEAM estão bem difundidos e são fundamentais na formação dos estudantes. “Temos compromisso com a inovação e a tecnologia. Nos torneios de robótica, os alunos podem colocar em prática conhecimentos que adquirem em sala de aula, além de contribuir para desenvolver competências pessoais, profissionais e emocionais importantes para o mercado de trabalho”.
Agora, as equipes têm outros torneios pela frente: Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO), em 23 de setembro, TJR em novembro, ambos em Chapecó, o estadual da First Lego League, dias 11 e 10 de novembro em Joinville, e o nacional da Fira de 16 a 18 de novembro.

Equipes conquistaram vaga para a etapa nacional.

Veja também

Sindicont promove curso sobre classificação do Código de Situação Tributária14/10/19 Capacitar as pessoas responsáveis por emissão de notas fiscais e apresentação da EFD-ICMS/IPI e EFD-Contribuições ao enquadramento correto do Código de Situação Tributária (CST) de ICMS, IPI, PIS e Cofins, tanto em relação às operações de entradas como em relação às operações de......

Voltar para (Blog)