Estudantes da Unochapecó apresentam soluções de marketing a empresas nucleadas da ACIC
Os estudantes apresentaram as atividades desenvolvidas com as empresas associadas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) e o curso de Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) possuem uma parceria na disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx). Na quarta-feira (10), os estudantes apresentaram as atividades desenvolvidas com as empresas associadas.
A coordenadora do curso de Administração da Unochapecó, Gilseli Molozzi, explicou o envolvimento dos empresários no projeto de Plano de Marketing da ABEx. Nesta edição, oito empresas estão sendo atendidas, sete delas nucleadas. "Há uma interação muito significativa por parte dos empresários, no sentido de buscar efetivamente o desenvolvimento de seus negócios", afirmou.
O projeto completou uma década em 2025. “É motivo de orgulho perceber que, assim que abrimos as inscrições, há uma procura espontânea pela adesão, tanto neste projeto de marketing quanto no de estratégia, previsto para 2026”, ressaltou a coordenadora. Gilseli observou também que os participantes estão atentos às demandas do mercado, especialmente na área de marketing, e também mais conscientes sobre os movimentos internos necessários em suas empresas.
Giseli também pontuou sobre a contribuição dos estudantes. “Com o olhar acadêmico, conseguimos sugerir ações práticas, com base em diagnósticos feitos em conjunto com os empresários. Eles demonstram grande abertura, recebem os estudantes, compartilham informações e participam das etapas de pesquisa de mercado.”
A coordenadora observou ainda a integração entre as instituições envolvidas. “Existe uma sinergia entre os empresários, a ACIC, a Unochapecó e os alunos do quarto período de Administração. Essa parceria é fundamental para o sucesso do projeto, que culmina com a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos.”
A empreendedora Jussara Valentini, da Gato Preto Personalizados, sublinhou a importância da parceria entre a ACIC e a Unochapecó, que viabiliza essa troca entre o ambiente acadêmico e o mercado. “Esse movimento promovido com a universidade é fundamental, pois entendemos que a teoria precisa estar conectada com a prática. Quando os alunos saem da sala de aula e vivenciam o dia a dia das empresas, passam a enxergar com mais clareza tanto as fragilidades quanto os pontos fortes das organizações”, avaliou.
Segundo ela, essa experiência proporciona uma preparação mais realista para o mercado de trabalho. “Nem sempre o livro ou a internet terão as respostas para os desafios que surgem. A vivência prática é o que realmente forma o profissional.”
A parceria entre a Unochapecó e a ACIC completou 10 anos. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A experiência proporciona uma preparação mais realista para o mercado de trabalho. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)