Estudantes apresentam ideias de negócios no programa Geração Empreendedora
Iniciativa envolveu jovens do ensino médio na criação de empresas fictícias; grupo vencedor representará a cidade em etapa regional
Jovens que participaram do programa com parte da diretoria da associação. (Foto: Marcos Bedin/MB Comunicação)
Com o objetivo de despertar o interesse pelo empreendedorismo em jovens do ensino médio, foi realizada mais uma edição do Geração Empreendedora. As aulas ocorreram no último mês, e na última semana, os estudantes apresentaram os resultados das empresas fictícias criadas. Os voluntários do programa, promovido pela Facisc, foram associados da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC).
“O projeto aconteceu ao longo de quatro semanas intensivas, em que os alunos se dedicaram à criação de uma empresa fictícia. Eles receberam uma verba fictícia de R$ 50 mil e, hoje, é o dia em que apresentaram o pitch da empresa para uma banca avaliadora. Apenas um grupo será o vencedor e vai representar a turma na banca regional, competindo com os demais grupos vencedores da região Oeste de Santa Catarina”, comentou a nucleada do Núcleo de Jovens Empreendedores e também uma das tutoras da turma, Letícia Dalla Vecchia.
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, frisou a importância do programa Geração Empreendedora executado por voluntários da entidade. Segundo ele, é uma ação com o papel fundamental na formação de jovens líderes e no estímulo à cultura empreendedora entre adolescentes. “Para a entidade, é muito gratificante ver nossos associados e nucleados engajados em preparar o futuro de Chapecó. Nós acreditamos que todo cidadão deve cultivar a cultura empreendedora”, afirmou.
Rebelatto reforçou que, para a ACIC, empreender vai além de abrir uma empresa. “Ter uma cultura empreendedora significa buscar o desenvolvimento pessoal e da comunidade. Quando alguém melhora a si mesmo, inspira as pessoas ao redor a também buscar evolução. Isso pode se refletir em melhorias dentro de uma empresa, com novas tecnologias e processos, ou na comunidade, por meio da participação ativa e do fortalecimento coletivo. Até mesmo no serviço público, a cultura empreendedora pode ser aplicada, oferecendo serviços de maior qualidade aos cidadãos”, explicou.
O presidente ressaltou ainda que esse é o espírito que move a entidade e justifica o incentivo a projetos voltados para os jovens. “Quando promovemos essas iniciativas, queremos justamente instigar os adolescentes a viver essa cultura empreendedora. Se eles escolherem seguir a carreira empresarial, estarão preparados. Mas, mesmo que não abram um negócio, levarão esse espírito para onde estiverem, seja no trabalho, na comunidade ou no serviço público.”
“Foi muito bom. Aprendemos muito e recebemos muito apoio. Tivemos uma noção de como é ser empresário, então acho que houve muito aprendizado”, contou a estudante Milena Sehn dos Santos de 16 anos. “Acho que o mais difícil foi realmente criar uma empresa do zero, ter que desenvolver ideias novas e aprender a lidar com outras pessoas.”
Questionada se a vivência despertou nela o desejo de empreender, Milena afirmou que sim. “Com certeza. A gente se sente bem inspirado em ver que existem várias possibilidades no mercado, que é possível inovar e criar coisas novas.” Ela ainda revelou que já tem uma área em mente para o futuro. “Com certeza, no ramo da psicologia, que foi o foco do nosso projeto. É uma área muito importante para a sociedade”, concluíu.
EMPRESAS CRIADAS
BioVale Solutions
A BioVale Solutions desenvolve biodigestores de pequeno porte voltados a restaurantes e empresas. O equipamento transforma resíduos orgânicos em biogás, que pode ser utilizado no preparo de alimentos, reduzindo o consumo de gás GLP. Além disso, o sistema permite a extração de biofertilizante líquido, promovendo sustentabilidade e economia. O biodigestor conta ainda com tecnologia IoT, possibilitando o monitoramento remoto por dispositivos móveis.
Integrantes: Augusto Belini Gasparetto, Enzo Eduardo Barp Bacin, Letícia Batisti e Vitor Zanco Vargas Ramos.
ArrumaAí
A ArrumaAí é uma plataforma digital que conecta clientes a prestadores de serviços como limpeza, pintura, encanamento, eletricidade e manutenção geral. O aplicativo oferece orçamentos via leilão reverso, permitindo ao usuário escolher a melhor opção. A empresa garante a execução do serviço e a responsabilidade pelo descarte correto dos resíduos gerados. O acesso é feito pelo site ou aplicativo.
Integrantes: Igor Cichaczewski Schoenberger, Pedro Henrique Trevisan Silveira, Isadora Pasin e Lucas Rosa.
WorkMatch
A WorkMatch é uma plataforma voltada à conexão entre pessoas desempregadas e oportunidades de trabalho. O sistema também busca reduzir a rotatividade de novos contratados por meio de critérios que melhoram o alinhamento entre candidatos e empresas.
Integrantes: Andrei Demartini, Lara Cecília Pereira Moeck, João Bernardo Vanzin e Antônio Dalla Valle.
Com o objetivo de despertar o interesse pelo empreendedorismo em jovens do ensino médio, foi realizada mais uma edição do Geração Empreendedora. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
As aulas ocorreram no último mês, e na última semana, os estudantes apresentaram os resultados das empresas fictícias criadas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A BioVale Solutions desenvolve biodigestores de pequeno porte voltados a restaurantes e empresas. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A ArrumaAí é uma plataforma digital que conecta clientes a prestadores de serviços como limpeza, pintura, encanamento, eletricidade e manutenção geral. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
A WorkMatch é uma plataforma voltada à conexão entre pessoas desempregadas e oportunidades de trabalho. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
Veja também
Sindicont Chapecó aprova previsão orçamentária para 202016/Dez/201916/12/19há 5 anos Segunda-feira, 16 de Dezembro de 201916/12/2019O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) realizou, na última semana, assembleia geral para analisar a previsão orçamentária para 2020. O encontro reuniu, na sede da entidade, em Chapecó, a diretoria executiva, suplentes, conselho fiscal e coordenadores de comissões sob coordenação do presidente Gelson Luiz Dal Ri. Seguindo voto......
A nova dimensão do agro08/Out/202008/10/20há 4 anos Quinta-feira, 08 de Outubro de 202008/10/2020José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...