Estratégias para o desenvolvimento econômico são elencadas em Sul Brasil
Iniciativa faz parte do projeto Agente Territorial Sebrae
Entrega foi feita ao prefeito de Sul Brasil, Maurílio Ostroski.
—————
Com o objetivo de levantar informações e necessidades da economia local visando a implementação do Programa Cidade Empreendedora, da Sala do Empreendedor e de uma agente de desenvolvimento, o município de Sul Brasil aderiu ao Agente Territorial Sebrae (ATS). A agenda setorial do programa foi entregue ao prefeito Maurílio Ostroski.
A entrega foi feita pelo agente de desenvolvimento de Sul Brasil, Diego Kirch, a agente territorial do Sebrae/SC, Fernanda Ben, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.
“Qualificar pessoas para atuar nas empresas locais e desenvolver políticas e ações que incentivem os jovens a permanecerem no município foram algumas das estratégias identificadas para Sul Brasil”, indica Fernanda.
Para o prefeito, a aplicação do ATS será importante para que o município identifique os pontos a melhorar e elenque estratégias efetivas. “O Poder Público incentiva o comércio e a indústria para que sigam em constante evolução e o Sebrae/SC sempre é parceiro nesse processo. Quando o comércio e a indústria se fortalecem e contam com assessoria especializada todos ganham com isso. Queremos fazer um bom trabalho e deixar um legado”, ressalta.
"A presença do Sebrae, por meio dos seus programas, causa movimento assertivo no público-alvo e consequentemente desenvolvimento. Sul Brasil tem potencialidades no comércio, indústria e prestadores de serviço, que em muitos momentos são desperdiçadas. O ATS permite que a gestão pública municipal possa provocar, ao mesmo tempo em que oferece apoio, para esta transformação", acrescenta o agente de desenvolvimento, Diego Kirch.
DESENVOLVIMENTO LOCAL
A consultora responsável pela coordenação do ATS na região oeste, Beatriz Silveira, explica que o programa visa potencializar ações do Cidade Empreendedora, em municípios de até 15 mil habitantes. “O objetivo é prestar consultoria e acompanhar estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e a articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo”, cita.
Beatriz ressalta que o Sebrae/SC entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial. “Esses empreendimentos precisam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, acrescenta.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o projeto tem na abordagem territorial a principal estratégia para convergir recursos, atores e processos em prol do desenvolvimento de forma sustentável e competitiva.
“Na melhoria do ambiente de negócios, o foco está em articular a criação, o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que promovam nas diversas esferas, desde a concepção, análise e divulgação das melhores práticas, até a orientação às lideranças públicas sobre marcos legais de interesse dos pequenos negócios”.
Veja também
Abertas as inscrições para o Simpósio da ACAV 20/Jun/202320/06/23há 1 ano e 10 meses Terça-feira, 20 de Junho de 202320/06/2023Evento está programado para os dias 29 a 31 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis....
CDL Chapecó promove curso de vendas pelo WhatsApp Business01/Jul/202401/07/24há 9 meses Segunda-feira, 01 de Julho de 202401/07/2024A capacitação será realizada na quarta e quinta-feira (3 e 4), no auditório da entidade, das 19h às 22 horas....