Postado em 13 de Julho de 2020 às 15h19

Estratégias financeiras e digitais para impulsionar os negócios

Giovana Milani - Gerente da Agência Santa Maria da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG em Chapecó

A melhor forma de gerenciar a crise é evitá-la. Porém, com a instabilidade econômica e mercadológica provocada pelo novo coronavírus é difícil controlar. Para combater a pandemia, o isolamento social foi uma das medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste período, muitos estabelecimentos comerciais e empresariais fecharam as portas temporariamente e, agora, se readaptam ao novo cenário para manter os negócios ativos e atender com segurança.
Para retomar o engajamento com os clientes, o primeiro passo é conhecer as necessidades da empresa, explorar as possibilidades e expor as dificuldades do negócio. Profissionais de confiança podem sugerir novos métodos e alertar sobre os impactos na renda, que influenciam na qualidade de vida das pessoas. Também são fatores indispensáveis o replanejamento financeiro, a elaboração de estratégias de comunicação e a utilização de tecnologias.
CONSULTORIA
A consultoria é essencial para os empresários alcançarem estabilidade financeira e identificarem suas fraquezas e potencialidades. O ideal é desenvolver um diagnóstico exclusivo para cada organização conforme o setor, elaborando o controle de despesas e receitas, separando as dívidas por categorias e relevância. É importante lembrar que esta assistência é fundamental desde a abertura do negócio, projetando outros imprevistos para enfrentá-los com mais segurança.
LINHAS DE CRÉDITO
As linhas de créditos são fortes aliadas das empresas, pois auxiliam na formação do capital de giro e possuem taxas atrativas com o objetivo de dar suporte e manutenção da atividade econômica. Também disponibiliza condições especiais de pagamento e prorrogação do vencimento de dívidas.
COMUNICAÇÃO
A comunicação faz parte dessa reorganização. Empresários devem negociar com fornecedores e parceiros, ampliando as condições de pagamento para os seus clientes. Empreendedores devem fomentar o diálogo na resolução de possíveis conflitos e utilizar estratégias rápidas e fáceis.
ONLINE
Outro fator indispensável é “pensar fora da caixa”. É preciso inovar! Com as crises, as necessidades das empresas se tornam mais visíveis. O atendimento ao público precisa ter destaque, pois, neste período, diversos consumidores experimentam a primeira compra online. Para fomentar as vendas, todas as plataformas digitais têm um papel fundamental na divulgação do negócio.
REDES SOCIAIS
O Instagram e o Facebook são aplicativos conectados com funções semelhantes. É possível acessar informações sobre o público (gênero e faixa etária), municípios com maior alcance de seguidores e os melhores dias e horários de publicação. Ambas plataformas possuem os stories, que apresentam diversas formas de interação com o cliente. Explore essas ferramentas! São diversas alternativas para manter-se atualizado nas tendências digitais pós-pandemia. 

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