Estímulo ao autodesenvolvimento de jovens de São Miguel do Oeste
Inspiração, conexão, criação, construção, cooperação e inovação são alguns dos conceitos que norteiam as atividades desenvolvidas pelo Projeto Parceiro Anjo, no município de São Miguel do Oeste, no extremo oeste catarinense. A iniciativa com foco na preparação para o mercado de trabalho beneficia aproximadamente 40 participantes, na faixa etária de 14 a 19 anos. Os encontros realizados nas quartas-feiras no período vespertino abordam diversas temáticas relacionadas ao empreendedorismo e a gestão empresarial.
O educador social e coordenador do projeto Luis Alberto Schoingele explica quea iniciativa proporciona a inovação no acesso à educação empreendedora, capacitação pessoal e profissional aos jovens. “É um processo de intensa qualificação, por isso transmitimos conteúdos diversificados com ênfase para a gestão, educação financeira e contabilidade”, explica. O projeto busca desenvolver competências comportamentais para ampliar suas possibilidades de realizar seus sonhos, de se preparar para enfrentar riscos calculados e mudanças, além de aumentar a rede de contatos.
O cronograma de ações, previsto para ser executado durante seis meses, contempla oficinas, aulas práticas, palestras, atividades ambientais e de sustentabilidade e promoção de eventos. Em parceria com o Sebrae/SC será realizada a aplicação da metodologia do Programa Crescendo e Empreendendo.
“Apoiamos esta importante iniciativa que tem preparado os jovens de São Miguel para o futuro, com uma visão diferenciada que consegue identificar novas oportunidades, além de incentivar o empreendedorismo e a liderança dos participantes”, analisa o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
Os participantes recebem consultoria em elaboração de currículo, auxílio para efetivação do cadastro no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), orientação para emissão da carteira de trabalho digital e para o alistamento eleitoral. Nas aulas práticas são abordadas boas práticas de fabricação e produção de alimentos. As palestras contemplam as temáticas de educação financeira, gestão para iniciantes, direitos trabalhistas e educação ambiental.
Para o incentivo à preservação ambiental e a sustentabilidade estão previstas as ações de plantio de árvores, palestra sobre descarte irregular de materiais sólidos e pedalada ecológica.
Nas oficinas técnicas as ênfases são para noções básicas de elétrica, mecânica, primeiros socorros, manipulação de alimentos, carpintaria e visitas nas empresas investidoras do projeto. O cronograma também contempla eventos esportivos, roda de conversa com empreendedores, treinamento experiencial em ambientes naturais, responsabilidade social e exposição de produtos.
INVESTIDORES
O projeto conta com apoio: OdontoTop Hospital do Dente, X Signal, Agostini Industrial, KNN Idiomas, Gula Padaria e Café, Folha do Oeste, TV GC, Torfresma, Pólo Comunicação, Sicredi, Agostini Peças e Caminhões, Sicoob, Frioeste, Bonno Atacado e Varejo, Maulle Gás, Contabilizar Mais SC, Imobiliária Fácil, Techy Internet, Renovecor Tintas, Lojas Magrão, Claudia Alimentos, Ótica Precisão, Catarina Hotel, Speed Shoes SMO, Zanotelli Transporte e Logística, Mercado MF, Swell Óptica e Joalheria, Bolfe Engenharia, Mônaco Pneus, D’Luka Movéis, Rodomac Tratores Peças e Implementos, Mecânica Benitez, Núcleo de Auto Mecânicas da Acismo, Moto Peças Papa-Léguas, Pet Shop Bicho Estimado, Divino Restobar, CVC Viagens e Turismo, DZ9, Babyen, Chaplin Eventos, Ochoa e Ludwig Advocacia, Tucho Multimarcas, Piccol Uniformes Personalizados, Cor de Rosa Creative, Milênio Contabilidade, Dra. Vanessa Grolli Klein, Agropecuária Balen, Grupo Conak, Roseli Rosin e Alexandre Utzig.
As empresas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (49) 9 8892-8484.
Meio oeste terá mais de 70 cursos gratuitos para o público do campo em setembro 30/Ago/202230/08/22há 3 anos Terça-feira, 30 de Agosto de 202230/08/2022Chegou o momento de divulgar a lista de setembro de cursos gratuitos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais do Estado. Somente no meio oeste catarinense serão mais de 70 capacitações para......
ACIC alerta sobre novo golpe com saque digital16/Fev/202216/02/22há 3 anos Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 202216/02/2022 Os golpes virtuais têm evoluído na mesma proporção que a tecnologia e feito diversas vítimas no Brasil. Um golpe para fraudar contas bancárias e fazer saques digitais vem sendo aplicado na região......