Esforço repetitivo leva a formação de cisto sinovial
O surgimento de um caroço arredondado e mole próximo da articulação ou perto de músculos e de tendões, que geralmente são indolores, porém podem causar formigamento, perda de força ou sensibilidade na região afetada. Se você identificou algumas dessas características é possível que o diagnóstico seja de cisto sinovial – nódulo cheio de líquido sinovial, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
Esse nódulo é benigno e se desenvolve, principalmente, no pulso, no joelho e no quadril. Porém, também pode se formar no ombro, no cotovelo, nos dedos da mão, na parte superior do pé (dorso) e no tornozelo. De acordo com Reichmann, entre os fatores de risco para o surgimento dos nódulos estão: tendinites e corridas com calçado inadequado, osteoartrite, artrite reumatoide, trauma agudo ou crônico, instabilidade articular, lesões por esforço repetitivo ou ainda defeito na articulação.
“Esses cistos podem aparecer em qualquer idade, não apresentam sinais inflamatórios e ocorrem com mais frequência para quem desempenha atividades repetitivas. O diagnóstico é realizado, principalmente, pelo exame físico, pois os nódulos são formados para fora das articulações, o que possibilita apalpar e visualizar. Quando menores ou ocultos são identificados pela ultrassonografia ou pela ressonância magnética”, explica o médico ortopedista e traumatologista.
O tratamento depende do tamanho e dos sintomas apresentados e pode ser feito com fisioterapia, acupuntura, cirurgia ou uso de medicações. Os cistos que são indolores e não causam danos funcionais não necessitam de intervenção e são apenas monitorados. Outro método inclui a aspiração do líquido do cisto com uma agulha, no consultório médico com anestesia local. Após a retirada pode ser injetada uma solução de corticoides para auxiliar no processo de cura. Além disso, para amenizar os sintomas o paciente pode aplicar gelo no local afetado, por 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.
Os casos resistentes à abordagem clínica podem ser tratados com cirurgia. No entanto, de acordo com Reichmann, embora o procedimento cirúrgico seja simples, deve ser indicado apenas como última opção de tratamento.
Veja também
SENAR/SC promove mais de 30 cursos gratuitos no oeste em março23/Fev/202223/02/22há 3 anos Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 202223/02/2022O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promoverá mais de 30 capacitações gratuitas, em março, no oeste catarinense. No Estado serão mais de 300 cursos realizados em parceria com os Sindicatos Rurais. A programação está......
Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio13/Mai/202413/05/24há 1 ano e 7 meses Segunda-feira, 13 de Maio de 202413/05/2024Estão obrigados a apresentar a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2024 a pessoas físicas do meio rural que, no ano-calendário de 2023, obtiveram receita bruta superior a R$ 153.199,50...
Neste sábado, dia 24: Bovicorte leiloa 400 animais em Chapecó19/Abr/202119/04/21há 4 anos Segunda-feira, 19 de Abril de 202119/04/2021Evento, que terá apoio do Sistema Faesc/Senar, comercializará bovinos das raças charolês, simental, angus e red angus. O cadastro de comprador e vendedor e o link do leilão podem ser feitos pelo whats (49) 99135-2411 com......