Postado em 29 de Junho de 2021 às 16h19

Escolas particulares reforçam medidas de segurança contra covid-19

Convivência com os colegas, aperfeiçoamento da linguagem e da inteligência emocional, tolerância, organização, socialização e desenvolvimento amplo de todas as capacidades são alguns dos benefícios de frequentar as escolas presencialmente em diferentes idades. As aulas foram suspensas em março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, sendo que as atividades presenciais das redes públicas de ensino continuam em regime remoto em diversas regiões brasileiras, de acordo com levantamento da Unesco. Os estados que optaram por aulas presenciais, como é o caso de Santa Catarina, estão retomando de forma gradual e escalonada, contando com o ensino híbrido.
Em Chapecó, o Núcleo das Escolas Particulares da ACIC tem feito um amplo trabalho junto às instituições para a retomada e a manutenção das aulas presenciais com segurança e qualidade. Para o retorno, todas as escolas do município, tanto públicas quanto privadas, fizeram um plano de contingência e, após a vistoria e autorização da Vigilância Sanitária, puderam voltar com as aulas presenciais. “Cada unidade tem sua realidade, algumas trabalham com todos os alunos diariamente, outras realizam um sistema de rodízio. Isso depende do tamanho da escola e da sua capacidade de atendimento, respeitando as determinações dos órgãos de saúde, como distanciamento, disponibilização de álcool 70%, salas arejadas, trabalhar com as crianças sobre o uso da máscara, entre outras”, comenta a coordenadora do Núcleo, Luciana Balbinott Paludo.
As escolas têm trabalhado constantemente para o cumprimento dos protocolos de prevenção à covid. “As instituições estão comprometidas e, com a parceria do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e dos órgãos de saúde, que nos atendem prontamente quando precisamos, tem dado muito certo”, frisa Luciana, ao acrescentar que o tema também é recorrente no Núcleo, sendo discutido em todas as reuniões. “Com a escola fazendo a sua parte, a família a sua e a colaboração das instituições, o trabalho está eficiente”.
REINVENÇÃO
Luciana ressalta que o período da pandemia ainda é delicado e que as escolas particulares precisaram se reinventar. “No ano passado tivemos grandes dificuldades de todas as ordens, mas nos adaptamos e iniciamos 2021 com perspectivas melhores. Porém, os desafios continuam. O que temos feito é esse grande e constante trabalho de manter o cumprimento dos protocolos, com comprometimento e responsabilidade. Precisamos estar atentos porque trabalhamos com vidas: o que a família tem de mais precioso é o seu filho e é com essas crianças e adolescentes que atuamos. Então o cuidado é imenso”, salienta.
No período em que os alunos tiveram somente aulas on-line ficaram lacunas. Luciana cita como exemplo as crianças pequenas: muitas retornaram com dificuldade na oralidade, com atraso no desenvolvimento motor, entre outros aspectos. “Elas perderam a convivência e os desafios que o ambiente escolar disponibiliza. Com os maiores observamos perdas em aspectos de convivência. Isso tudo está sendo resgatado, mas é preciso tempo e trabalho. Também projetando o que vem pela frente. Aprendemos a importância da adaptação, de somar esforços, de fazer boas parcerias”, finaliza Luciana.
PERÍODO DE FRIO INTENSO
Diante do frio intenso que a região vive nos próximos dias, o Núcleo das Escolas Particulares reforça que os cuidados relacionados no Plano de Contingência de cada escola sejam seguidos e que as famílias estejam atentas, cumprindo com todas as orientações de cada instituição. As famílias têm a flexibilidade de enviar os filhos presencialmente ou mantê-los on-line.
SOBRE O NÚCLEO
O Núcleo das Escolas Particulares foi criado no fim do ano passado com o objetivo de fomentar o associativismo empresarial, buscar união das escolas particulares e aprender juntas, respeitando as particularidades de cada instituição.
Integram o Núcleo das Escolas Particulares as seguintes instituições: Adoleta - Berçário e Maternal, CEI Algodão Doce, Centro de Educação Infantil Bebê Criança (CEIB), Centro de Educação CEIB, Centro Educacional Despertando o Saber, Centro Educacional Dom Bosco, Colégio Exponencial, Colégio Logosófico González Pecotche, Colégio Trilíngue, Maple Bear Chapecó e Mother Care Kids. 

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