Postado em 14 de Agosto de 2023 às 13h57

Escolas do ensino fundamental do interior catarinense participam do projeto

Primeira ação do programa ocorreu no município de Angelina.

Cento e quarenta alunos do 1º ao 5º ano da EEB Nossa Senhora, no município de Angelina, participaram no início deste mês do Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Rancho Queimado.
O projeto visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. O prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Gilsonei Duarte, explica que foram quatro dias de trabalho com oito turmas. “As atividades iniciaram com teoria, trabalhada de forma lúdica, envolvendo temas como natureza e preservação dos recursos naturais, principalmente, água, terra, ar e sol. Falamos sobre separação do lixo, coleta seletiva, transformação de materiais recicláveis, compostagem e sobre a importância de transformar o lixo orgânico em adubo orgânico e adubo líquido.
Na sequência foram organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico). Os alunos semearam as sementes de hortaliças (cebolinha verde, rúcula, rabanete e beterraba) e fizeram o plantio de mudinhas de repolho, brócolis, couve-flor e salsinha. “Todos interagiram, se envolveram nas atividades e se comprometeram em cuidar da horta”.   
A técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, afirma que a partir de agora, os alunos e seus professores são responsáveis pelo manejo da horta, realizando a irrigação, retirando plantas invasoras e controle de pragas. Também ficarão atentos para completar o nível de terra em plantas descobertas, farão a colheita e serão responsáveis pela higienização com o auxílio das merendeiras para, em seguida, servir como parte da merenda escolar, reforçando a alimentação das crianças.
Outra escola que receberá o projeto ainda neste mês é a CEI Menino Jesus, em Rancho Queimado, nos dias 16 e 17/08, em parceria com o Sindicato Rural local. O projeto conta com o acompanhamento da supervisora regional responsável pela região Sul do Senar/SC, Sueli Rosa.
MUDANÇAS DE HÁBITOS
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explica que o Senar/SC pretende formar cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e, ao mesmo tempo, difundir e incentivar o trabalho voluntário. “Dessa forma é possível contribuir para o fortalecimento das atividades colaborativas na escola e favorecer a mudança do hábito alimentar da comunidade escolar”, ressalta ao complementar que a iniciativa possibilita aos alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente natural.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que a ação passou a integrar as atividades na linha Educação dentro da vertente Promoção Social do Senar/SC. “Trata-se de uma iniciativa que contribuirá para promover avanços sociais no campo e fortalecerá o desenvolvimento da produção sustentável e da competitividade. O projeto também demonstrará aos estudantes a importância do cultivo de uma horta e ajudará na conscientização sobre a adoção de uma alimentação saudável”. 
O projeto visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe.

Crianças se envolveram em todas as etapas do projeto.

Iniciativa pretende formar cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem.

Equipe envolvida comemora com as crianças o sucesso das ações. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

Veja também

Um abraço em forma de canção09/04/21 Colaboradoras da Unimed Chapecó reconhecem dedicação de colegas com apresentação de voz e violão ...

Voltar para (Blog)