Escola SESI de Chapecó promove troca entre estudantes e especialistas
Iniciativa busca ampliar a construção do conhecimento por meio da escuta ativa, criatividade e conexão com o mercado profissional
A Escola SESI de Chapecó promoveu, na última semana, mais uma edição do evento Projetos Livres.
A Escola SESI de Chapecó promoveu, na última semana, mais uma edição do evento Projetos Livres. O propósito da iniciativa é fortalecer o protagonismo estudantil por meio da investigação, da autonomia e da criatividade. Um dos grandes destaques deste ano foi o Dia das Mentorias, momento em que os alunos receberam orientações valiosas de profissionais convidados de diferentes áreas do conhecimento, em diálogo direto com os temas escolhidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
Idealizado e conduzido pelo professor da disciplina Projetos Livres, Cristiano Gaio, o momento teve como objetivo central ampliar as possibilidades de construção de conhecimento por meio de projetos autorais e da escuta ativa de especialistas. A organização contou ainda com o apoio da psicopedagoga Saiara Fontana, que colaborou na curadoria dos convidados e no acompanhamento pedagógico das apresentações.
Para enriquecer o processo de orientação dos projetos, a escola recebeu profissionais de diversas áreas. O publicitário com ampla experiência em comunicação visual e estratégias de marca, Francisco Pavin, o professor com atuação em educação científica, Sávio Luiz Ponciano de Rezende, orientadora educacional e professora com foco em desenvolvimento pessoal e profissional, Lauren Pieta Canan e a engenheira de segurança do trabalho, que compartilhou sua vivência com prevenção e responsabilidade técnica, Ana Andreia Miglioranza Strassburger.
A diversidade de temas também foi contemplada com a presença da sócia da Mutinno Content e coordenadora de marketing da T1 Telecom, Thauane Rizzi, que trouxe reflexões sobre branding, redes sociais e estratégias de mercado; da bióloga com atuação em sustentabilidade e meio ambiente, Geisa Percio do Prado; a psicóloga, Giseli Fedrigo Pedra Hume, que ofereceu escuta atenta e orientações sobre saúde mental e comportamento humano e a servidora pública, Claudia Regina Machado Bertholdo, que contribuiu com sua visão sobre políticas públicas e cidadania.
Além disso, participaram ainda a nutricionista Suzana Pinto Cardozo Vosnhak que destacou a importância da alimentação e da saúde preventiva; o engenheiro e empresário Emiliano Amarante, que falou sobre inovação, empreendedorismo e soluções tecnológicas; o professor de francês e inglês, Gabriel Figueredo, que abordou a importância da linguagem e da comunicação intercultural; e a artista da cena e das artes visuais, Manon Alves Almeida, que trouxe provocações criativas e sensíveis sobre expressões artísticas e processos autorais.
“Durante o Dia das Mentorias, os alunos apresentaram seus projetos em andamento e receberam devolutivas construtivas dos mentores, em um ambiente de diálogo e crescimento. A escuta qualificada dos convidados ajudou a ampliar os horizontes dos estudantes e aprofundar a qualidade das pesquisas desenvolvidas, conectando a escola com as realidades profissionais e sociais”, explicou o coordenador de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo Oeste do SESI e SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa.
O coordenador ainda afirmou que a Escola SESI de Chapecó compreende uma educação inovadora, centrada no estudante e voltada para os desafios do século XXI. “Por meio de projetos autorais e do contato direto com profissionais atuantes no mercado, os alunos desenvolvem habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração. Com mais essa edição dos Projetos Livres, queremos ser referência regional em práticas pedagógicas transformadoras, formando jovens preparados para construir seu próprio caminho com responsabilidade, criatividade e senso de propósito”, finalizou.
Para enriquecer o processo de orientação dos projetos, a escola recebeu profissionais de diversas áreas.