Postado em 23 de Julho de 2024 às 09h43

Escola SESI de Chapecó inova com Projeto de Iniciação Científica Júnior

Iniciativa proporciona base para um futuro acadêmico e profissional dos estudantes, além de promover inovação e descoberta

Apresentação do projeto à equipe de enfermagem da UDESC com as professoras Dra. Kiciosan S. Bernardi Galli e Édlamar Kátia Adamy. 

       Um projeto inovador com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela ciência desde cedo, promovendo a integração de diversas disciplinas por meio da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O projeto Iniciação Científica Júnior da Escola SESI de Chapecó é uma iniciativa singular no ensino médio do município.
A linha de pesquisa "Inovação em Curativo para a Cicatrização de Feridas", desenvolvido por um dos grupos de iniciação científica da Escola SESI, é um exemplo significativo das ações desenvolvidas pelos alunos do ensino médio. Orientado pela professora Francieli Delazeri, com a participação das alunas Julia Pichetti e Gabriella Lóss, o projeto aborda um problema relevante na área da saúde: a necessidade de evitar trocas frequentes de curativos, que podem ser dolorosas e aumentar o risco de infecção devido à manipulação constante. O objetivo central é criar um curativo com agentes antimicrobianos naturais, visando uma cicatrização rápida e eficiente de feridas cutâneas.
O coordenador da educação básica da Regional Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, destacou a importância da atividade. “A apresentação deste projeto à equipe de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), incluindo a professora Dra. Kiciosan S. Bernardi Galli, chefe do departamento de Enfermagem, e a professora Édlamar Kátia Adamy, coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem, demonstra a seriedade e o potencial de inovação da pesquisa. A UDESC, reconhecida por sua excelência em ensino e pesquisa, ocupa uma posição de destaque no cenário acadêmico brasileiro e latino-americano. Segundo o ranking internacional do Conselho Superior de Investigações Científicas, é a sexta melhor universidade estadual do Brasil.”
Marcio ainda acrescentou que a iniciação científica no ensino médio é crucial para estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos. “Esses projetos proporcionam uma base sólida para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes, além de promover a inovação e a descoberta."
“Os projetos de iniciação científica da Escola SESI de Chapecó também têm um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos alunos. Ao participarem de linhas de pesquisa, os alunos desenvolvem habilidades como gestão do tempo, trabalho em equipe, comunicação e liderança. Essas competências são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, e são altamente valorizadas no mercado de trabalho”, apontou o gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti.
MULHERES NA CIÊNCIA
A inclusão de mulheres na ciência é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Um objetivo que busca eliminar as disparidades de gênero na educação e promover oportunidades iguais para mulheres em todos os níveis de ensino e treinamento, incluindo ciência e tecnologia. “Na Escola SESI nos alinhamos para incentivar a participação feminina em projetos científicos e criar um ambiente inclusivo e motivador para jovens cientistas. Iniciativas como a da Julia Pichetti e da Gabriella Lóss são essenciais para romper barreiras de gênero e promover a igualdade de oportunidades no campo científico,” salientou o coordenador.
As próximas etapas para as alunas incluem visitas ao ambulatório de feridas de Chapecó, parte da rede pública de atenção básica à saúde do município, e a conexão com outras referências na área de fitoterápicos. “Com o apoio da UDESC e das professoras, como a Kiciosan e a Édlamar, as alunas estão em um caminho promissor para contribuir significativamente para a inovação na saúde pública”, finalizou Marcio.

A iniciação científica no ensino médio é crucial para estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

As próximas etapas para as alunas incluem visitas ao ambulatório de feridas de Chapecó, parte da rede pública de atenção básica à saúde do município.

Veja também

FIESC anuncia homenageados da Ordem do Mérito Industrial 202430/04/24 Serão reconhecidos os industriais Assis Strasser, da GTS do Brasil (Lages), Francisco Graciola, da FG Empreendimentos (Balneário Camboriú), Heinz Engel, do Conselho de Acordantes Condor (São Bento do Sul), Henrique Deiss, da Têxtil Oeste (Mondaí), e Vera Olivo, da La Moda (Criciúma)...
Indústria apela ao governo contra lockdown total01/03/21          A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) manifestou ao governo do estado a preocupação com um potencial fechamento das atividades econômicas, posicionamento que coincide......

Voltar para (Blog)