Postado em 15 de Janeiro de 2021 às 16h21

Escola S de Chapecó auxilia alunos para prova do Enem

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Neste domingo (17) ocorrerá a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda etapa será no dia 24 deste mês. Para auxiliar os alunos a se prepararem para o exame, os professores da Escola S, do Sesi e do Senai – entidades da FIESC – de Chapecó elaboraram uma apostila com 96 questões e quatro propostas de redação. O material foi entregue impresso, em novembro e dezembro, para cerca de 200 alunos da rede Sesi Senai de Chapecó e São Miguel do Oeste, como como para 2.200 estudantes do terceiro ano do ensino médio das escolas da rede pública estadual de Chapecó.
A coordenadora de Educação Básica na Regional Oeste e Extremo oeste do SESI e SENAI, Juliana Golfe, explica que a apostila contém questões das últimas edições do Enem. “Os alunos tiveram o período de recesso para estudar e responder as perguntas. Depois, os professores divulgaram vídeos com a correção e a explicação completa dos temas abordados”, comenta, ao acrescentar que nesta e na próxima semana acontecem aulões on-line para os alunos da Escola S de Chapecó e de São Miguel do Oeste.
A apostila foi desenvolvida com as questões de maior relevância no Enem. “São temas que aparecem mais vezes nas provas dos últimos sete anos. Com todas as ações, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento dos estudantes para que consigam ir bem na prova que é uma das mais importantes do setor educacional do País”, complementa o professor de Ciências da Natureza da Escola S, Marcio Gonçalves da Rosa.
De acordo com a professora de Português e Literatura do Ensino Médio da Escola S, Aline Carla Dalmutt Marin, foram feitas várias ações durante 2020. Uma delas foi a Hora do Enem. “Criamos um grupo no WhatsApp e cada semana eram repassadas atividades de uma das áreas do conhecimento – ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas”.
A estudante do ensino médio do Senai, Eloíza Maria Martinelli, conta que está se preparando para o Enem desde o primeiro ano, quando iniciou os estudos na entidade. “Desde lá tivemos uma preparação e no ano passado não foi diferente. Mesmo com a pandemia, as aulas não pararam, foram on-line. Os professores sempre estiveram muito dispostos a ajudar e temos materiais muito bons. Também acontecia a Hora do Enem que contribuiu muito tanto para revisar conteúdos de anos anteriores, quanto para tirar dúvidas e resolver exercícios. Cada semana era trabalhada uma área do conhecimento. Isso tudo vai ajudar na hora de fazer a prova”.
A preparação teve como foco os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, mas as atividades foram abertas para os estudantes do segundo e do primeiro ano. “Trabalhamos não somente as competências técnico-científicas, mas também atuamos para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a ansiedade e o gerenciamento do estresse e do tempo. O controle das emoções é um componente fundamental para o desenvolvimento de uma boa prova”, frisa Marcio. Além disso, nesta semana estão ocorrendo aulões para a prova deste domingo, que será sobre ciências humanas e linguagens, e na semana que vem haverá intensivão para as provas do dia 24, sobre ciências da natureza e matemática. Paralelo a isso, nos dias de realização do exame, os estudantes contarão com um suporte especial dos professores que voluntariamente estarão fazendo a acolhida dos alunos da Escola S nos locais de prova, entregando água, doce e desejando boa sorte e amparo emocional.
O Enem é considerado uma das principais portas de entrada para a graduação. O exame será constituído por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol - artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
 
 

Veja também

Novas turmas do Programa Jovem Aprendiz Cotista iniciam em São Joaquim19/09/19 Promover a formação técnico-profissional metódica para a inserção de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. Este é o objetivo do Programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC) que iniciou três novas......

Voltar para (Blog)