Entidades parceiras do Programa Novos Caminhos apresentam ações de aprendizagem profissional
Apresentar as ações de aprendizagem profissional e suas particularidades, visando alinhar as atividades para facilitar o encaminhamento dos adolescentes para a experiência do primeiro emprego. Esse foi o foco do evento on-line do Programa Novos Caminhos organizado, na última semana, pelo Tribunal da Justiça, Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
O Programa Novos Caminhos, do Poder Judiciário de SC, é uma ação orientada pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ/PJSC), Fiesc e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Além das entidades que participaram do evento também conta com outros parceiros.
A programação iniciou com explanação da analista em educação inclusiva do Senac/SC, Camila Braga Bittencourt que detalhou Programa Novos Caminhos. A iniciativa é formada por conjunto de ações que visam o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.
Em seguida, cada entidade presente apresentou as atividades de aprendizagem profissional. As ações do Senar/SC foram expostas pela técnica de atividades em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt. Entre os destaques estiveram o Programa de Formação Profissional Rural (FPR), os cursos de aprendizagem, as capacitações de Promoção Social (PS), além das ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
Segundo Nayana, somente no ano passado a programação em todas as áreas envolveu mais de 4 mil turmas, com mais de 4.500 participantes, o que correspondeu a mais de 282 mil horas. “Para conseguirmos atender na ponta trabalhamos com a parceria dos Sindicatos de Produtores Rurais, onde são ministradas as capacitações e formações. Também contamos com o apoio das empresas empregadoras que possibilitam as práticas profissionais.
Sobre os cursos de aprendizagem, Nayana explicou que a finalidade é promover a formação técnico-profissional para a inserção de adolescentes e jovens (de 14 a 24 anos) no mercado de trabalho. São oferecidos cursos de Auxiliar administrativo e financeiro e Supervisor agrícola.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, é uma satisfação fazer parte dessa importante parceria. “Sabemos o quanto esse programa tem sido importante para milhares de crianças e jovens e, como representantes de uma entidade que valoriza e incentiva a educação e a profissionalização, nos sentimos honrados em estarmos juntos nesse programa que efetivamente transforma o futuro de muitos jovens que precisam de um apoio para sua formação profissional e para o ingresso no mercado de trabalho”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca o quanto está honrado pela oportunidade que a entidade teve em tornar-se parceira de um programa reconhecido por tantos resultados positivos como o Novos Caminhos. “É um orgulho termos o setor produtivo do agronegócio contemplado neste projeto tão importante para o futuro profissional de adolescentes e jovens”.
Veja também
Tribunal de Justiça de Santa Catarina promoverá entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural em Xaxim12/Nov/202512/11/25há 2 meses Quarta-feira, 12 de Novembro de 202512/11/2025O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio do Programa Lar Legal Rural, realizará uma cerimônia de entrega de 42 títulos de propriedade rurais no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores do município de Xaxim. (Foto: Divulgação/FAESC)....
Indústrias esclarecem dúvidas sobre MP Trabalhista que busca preservar emprego e renda15/Abr/202015/04/20há 5 anos Quarta-feira, 15 de Abril de 202015/04/2020Em live transmitida pelo YouTube da FIESC na terça-feira (14), especialistas esclareceram os principais pontos da MP Trabalhista 936 que institui o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda...