Postado em 12 de Fevereiro às 14h28

Entidades e governo municipal criam calendário de ações para fomentar Leis de Incentivos em Chapecó

Reunião discutiu oportunidades de abordar a destinação de parte do Imposto de Renda

Mudança de cultura e informação. Com o objetivo de realizar uma agenda de eventos que sensibilizem os contribuintes pessoas físicas e empresários a destinarem parte do Imposto de renda devido aos projetos sociais foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (8) na Secretaria da Família. Representando as entidades estiveram o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (SINDICONT), Carmo Alex Röhrig, a secretária executiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Soeli Fachi, o coordenador do Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Dalvair Angheben, a coordenadora institucional da ACIC, Taisa Brassanini e a secretaria da família e proteção social, Isabel Machado.
O grupo de trabalho definiu para o dia sete de março um café da manhã no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes para lançar a campanha de incentivo à destinação de valores do Imposto de Renda para entidades sociais. A iniciativa terá outdoors por Chapecó, espaços nas mídias tradicionais locais e outros eventos. Ainda participaram a interlocutora de responsabilidade social da FIESC, Fernanda Mantelli, as assistentes sociais, Aline Mafro e Caroline Diniz, a monitora social, Suellen Matona e a administradora do setor de convênios Adriane Corazzo, ambas da Secretaria da Família.  
Uma simples atitude pode ser a solução para diversas instituições. A destinação da parte do Imposto de Renda é uma maneira regular, sem riscos para a pessoa física e jurídica colaborar com o progresso da sua comunidade, sem desembolsar mais dinheiro para isso. Para o presidente do Sindicont, Carmo Alex, é gratificante o envolvimento neste trabalho. “O Sindicont, como entidade representativa dos contadores aqui do Chapecó, estar envolvido nesse tipo de iniciativa é muito importante. E temos um potencial grande, pois o contador tem uma influência, pode incentivar muitas pessoas físicas e jurídicas a fazer essa destinação de parte do seu Imposto de Renda para essas entidades.” Angheben apontou que o calendário acompanhará as datas de declaração do Imposto de Renda. “O calendário ajuda em uma organização de divulgação dentro dos prazos.  Assim, as entidades trabalham alinhadas, o resultado será positivo.”
Soeli destacou a importância orientar o contribuinte, como também, as entidades sociais a se manterem regularizadas. "Nosso apoio ainda será com as instituições sociais. Oferecemos cursos gratuitos para orientar sobre documentação, estruturação e prestação de contas. Em 2024 reforçamos nossa parceria com ACIC, Sindicont e a prefeitura para atuarmos com esta pauta. Juntos podemos contribuir para acelerar a transformação social dos municípios."
Isabel salientou que ninguém faz nada sozinho, tendo em vista a união da administração pública e os órgãos da comunidade. “Em Chapecó nós temos instituições que realizam um trabalho maravilhoso e muitas vezes faltam pernas financeiras, não conseguem executar planos.” A secretária acredita que é uma oportunidade de apresentar para a sociedade chapecoense a facilidade da destinação e valorizar o que temos no município. “É uma parceria que vai dar certo, firmamos hoje vários eventos, várias ações para 2024.Vamos colher juntos bons frutos”, encerrou.

A importância é orientar o contribuinte e as entidades sociais a se manterem regularizadas

Entidades definiram uma programação para 2024

Veja também

INTERLEITE SUL 2019: Sul do Brasil já adota ordenha robotizada29/04/19 A tecnologia está cada vez mais avançada e mais presente na cadeia produtiva do leite. Uma das expressões mais eloquentes é a ordenha robotizada, que vem sendo empregada no Brasil. Essa matéria será debatida na palestra “O que mudou na minha propriedade com o uso da ordenha robótica?”, com Tiago Michelon, programada para as 14h50 do dia 8 de maio no......

Voltar para (Blog)