Encontros regionais reforçam união entre ovinocultores e caprinocultores do extremo oeste
Ovinocultores e caprinocultores de Bandeirantes participaram, recentemente de encontros de confraternização e avaliação técnica das atividades.
Ovinocultores e caprinocultores de Bandeirantes, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro e Saudades participaram, recentemente de encontros de confraternização e avaliação técnica das atividades, o momento reuniu produtores, lideranças municipais e equipes técnicas para apreciar os resultados alcançados em 2025 e projetar ações em 2026. As reuniões contaram com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, prefeitos, vice-prefeitos, médicos veterinários, agrônomos e profissionais que acompanharam a evolução dos grupos ao longo do ano, além do Sebrae/SC, parceiro na condução técnica e metodológica dos trabalhos.
“O objetivo dos encontros foi promover integração, troca de experiências e reconhecimento ao empenho dos produtores que participaram das ações de qualificação, manejo, melhoramento genético e articulação com o mercado consumidor. Ao longo das atividades, os municípios puderam compartilhar avanços obtidos em tecnologias aplicadas nas propriedades, melhorias nas práticas de manejo, fortalecimento das relações com a indústria e ampliação dos canais de comercialização, especialmente por meio de feiras e exposições que aproximaram produtores e compradores, como no caso de São José do Cedro, que se tornou referência em articulação regional”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
Os encontros tiveram o objetivo de ilustrar o trabalho realizado ao longo do ano e fortalecer a confiança entre produtores e poder público. “Essas confraternizações tiveram um significado muito especial, porque não foram apenas celebrações, mas momentos de avaliação e escuta ativa. Os produtores puderam relatar suas experiências, falar sobre as tecnologias que aplicaram e sobre o impacto do manejo orientado em suas propriedades. Também destacamos a importância da aproximação entre produtores, indústria e mercado, algo que avançou muito ao longo de 2025. A parceria com o Sebrae/SC e as prefeituras foi valorizada em todos os municípios, porque ela garante segurança técnica, organização e continuidade. Esse modelo nos permite iniciar 2026 com ainda mais foco e qualidade”, ressaltou o consultor técnico do Sebrae/SC, Paulo Gregianin.
Durante os encontros, os gestores públicos também puderam acompanhar uma espécie de prestação de contas do trabalho realizado, avaliando indicadores, resultados e percepções diretas dos participantes. “De maneira unânime, os municípios reconheceram a eficácia das ações e demonstraram interesse na continuidade da parceria para o próximo ano. A renovação dos contratos, segundo as prefeituras, ocorre em função da qualidade técnica entregue, do comprometimento da equipe e dos resultados concretos percebidos no campo”, disse Trennepohl. “As atividades tem ganhado espaço como alternativa econômica nas pequenas propriedades, e esse avanço só é possível porque existe comprometimento dos produtores e apoio dos municípios. O Sebrae/SC atua para oferecer visão de futuro, gestão, inovação e acesso a mercados, elementos que complementam o trabalho técnico realizado nas propriedades. O que vimos neste encerramento de ano foi um setor fortalecido, organizado e com perspectivas claras de crescimento. Em 2026, nossa missão é seguir apoiando a evolução da cadeia, respeitando as particularidades de cada município e contribuindo para que a atividade se torne cada vez mais profissional e sustentável”, afirmou.
As confraternizações também demonstraram o clima de união entre os produtores, que reconheceram a importância do aprendizado coletivo e da troca de experiências proporcionada pelas atividades conjuntas ao longo do ano. A metodologia adotada, aliando assistência técnica, gestão e conexão com o mercado, demonstrou eficiência e gerou confiança para a continuidade das ações. “Com resultados expressivos e aprovação integral das administrações municipais, o trabalho segue renovado para 2026, mantendo a parceria entre prefeituras, Sebrae/SC e empresas prestadoras de serviço. A projeção é de ampliação do número de produtores atendidos e aprofundamento das ações já consolidadas, fortalecendo ainda mais a ovinocultura como atividade estratégica no extremo oeste”, finalizou Trennepohl. SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.