Postado em 08 de Dezembro de 2021 às 16h28

Encontro das Mulheres do Agro de Campo Erê valoriza liderança feminina

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Um pequeno município, situado no grande oeste de Santa Catarina, serve de inspiração para todo o Estado. Isso porque as mulheres se destacam como líderes e incentivam as demais a desenvolverem suas habilidades. Foi o que ficou evidente no 1º Encontro das Mulheres do Agro em Campo Erê – evento marcado por conhecimento, interação e atividades de lazer.
A iniciativa, realizada no último fim de semana no Centro de Eventos Eugênio Bernard, foi promovida pelo Sindicato Rural de Campo Erê. O evento contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC, que é um grande incentivador das ações de incentivo ao empreendedorismo feminino no campo.  
A presidente do Sindicato Rural de Campo Erê, Juliane Silvestri Beltrame, destacou que o encontro cumpriu seu objetivo de promover o conhecimento e comunhão de ideias. “Fizemos uma movimentação entre as mulheres do agro e as encorajamos para que tomem a frente na administração de suas propriedades. Estamos muito felizes por conseguirmos fazer esse aprimoramento, incentivá-las a liderar e se desenvolver”. 
Juliane salientou, ainda, que a mulher tem muita capacidade e sensibilidade para administrar um negócio rural. “Elas precisam estar mais inclusas no agronegócio. Apesar de ter evoluído muito, hoje 31% das propriedades são administradas por mulheres, nós fazemos parte somente de 8,5% das áreas de agricultura. Nosso objetivo foi demonstrar que podemos estar mais inclusas e gerir os negócios rurais”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, esteve presente no evento e reconheceu a importância da iniciativa em Campo Erê para estimular a presença feminina na gestão das propriedades. Observou que em outros tempos, se dizia que por trás de um homem de sucesso existia o empenho de uma mulher. “Hoje, mais do que nunca os dois trabalham lado a lado e as mulheres têm um papel fundamental em todos os segmentos da sociedade e na família”.
Zanluchi também reforçou que o Senar/SC está à disposição para auxiliar nas demandas de qualificação profissional tanto com cursos de curta duração quanto com programas de assistência técnica e gerencial, além de um programa destinado especialmente ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras para o público feminino, entre outras ações. “Foi uma honra participar desse evento muito bem aceito e organizado”.
A coordenadora do departamento sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, também prestigiou o encontro e afirmou que representou uma iniciativa salutar da presidente do Sindicato Rural. “A Faesc, enquanto federação, incentiva esse comprometimento com as mulheres do agro catarinense. É muito importante que sejam promovidos encontros como esses que motivam as mulheres a participar e contribuir com o crescimento do setor”.
Além de parabenizar a organização do evento, a prefeita de Campo Erê, Rosane B. Moreira, frisou que o agro é forte no município e significa muito para o movimento econômico local. “Empoderar as mulheres para que sejam também líderes e gestoras significa empoderar o negócio. Não é uma questão de competir com os homens, mas delas também serem protagonistas nesse grande processo de gerir a propriedade”.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, reconheceu a importância da criação do grupo para incentivar o protagonismo feminino e enfatizou que a entidade sempre será parceira de iniciativas como essas. “As Mulheres do Agro de Campo Erê fizeram um brilhante trabalho neste ano e agora encerram 2021 com chave de ouro com este evento que trará ainda mais conhecimento e estímulo ao desenvolvimento de habilidades de liderança”.  
SOBRE O EVENTO
Entre os destaques da programação esteve a palestra sobre violência doméstica com Angelica Oliveira, da Polícia Civil, juntamente com a assistente social Maristela Naue Gobatto que também é mediadora da Comarca de Campo Erê. Também foram realizadas apresentações em vídeo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/SC nas áreas de bovinocultura de leite e de corte, bem como na área de grãos, palestra sobre empoderamento da mulher no agro, atividades de alongamento, sorteio de brindes, entre outras.
 
 
 

Veja também

CDL Chapecó: 50 anos atuando em favor do comércio lojista24/04/19 Cinco décadas se passaram desde que o empresário Oclides Antônio Cansian teve a missão de fundar e presidir o Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó, em abril de 1969. A entidade, que em 1994 passou a denominar-se Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), comemora 50 anos servindo o comércio varejista, promovendo o associativismo, prestando serviços, produzindo......

Voltar para (Blog)