Postado em 13 de Novembro às 11h12

Encanto e estratégia: vitrinismo é tema de oficina de Natal

O treinamento foi realizado pela CDL Chapecó em parceria com o Sebrae/SC e com o Sicredi

Fábio Luiz Furtado citou que 65% das vendas são efetivadas devido o primeiro contato do cliente com a loja por meio da vitrine. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)

O Natal por si só já é símbolo de encanto. Contudo, fica ainda mais especial quando o município todo se engaja para trazer a magia para as ruas e para dentro de cada lar. Para entrar no clima e manter-se na essência de tornar Chapecó uma referência natalina no oeste catarinense, a CDL Chapecó (Câmara de Dirigentes Lojistas) realiza nesta semana a Oficina de Natal. O primeiro encontro teve como tema “Vitrinismo” e foi mediada pelo especialista Fábio Luiz Furtado. O treinamento aconteceu na quarta-feira (11), com o apoio do Sebrae/SC. O objetivo foi orientar os lojistas a decorarem as vitrines do comércio para atrair mais clientes.
Para Furtado, o planejamento de como apresentar os produtos revela tanto o conceito da empresa quanto o cuidado com o público-alvo. “Algumas pesquisas apontam que mais de 65% das vendas são efetivadas devido o primeiro contato do cliente com a loja por meio da vitrine. Muitas vezes só tem um produto exposto, mas foi ele que atraiu a atenção do consumidor para que entrasse no estabelecimento e conhecesse outros itens. Essa também é a importância de conhecer o próprio negócio, porque o tamanho da loja e o número de produtos influencia, e dedicar-se a gestão e a comunicação dos espaços para, consequentemente, vender mais.”
Em uma época tão especial do ano, expor somente os produtos não basta. É necessário compor a decoração e traçar estratégias emocionais. “O cliente precisa se sentir próximo e acessar ambientes aconchegantes. O Natal é um momento de disseminar amor, carinho e afetividade. É tempo de união, de estar ao lado da família. Isso tudo deve ser simbolizado nas vitrines. Também é imprescindível entender conceitos básicos sobre harmonia de cores, iluminação e fachadas, por exemplo, e precificar o itens. Indicar o preço é obrigatório e é possível fazer isso de um modo que fique interessante e combine com as ações planejadas”, ressaltou Furtado.
Estabelecer um calendário para programar novas composições está entre os pilares de uma boa vitrine. “Se você tem sempre a mesma coisa exposta, chega um determinado momento que a loja fica invisível para o cliente. É importante ter mudanças semanais. Não precisam ser grandes transformações, mas deve-se atualizar. Isso vale para outras datas comemorativas do ano e situações pontuais, mas que permitem explorar a criatividade. Exemplo disso são as estações do ano, a Efapi, como tivemos, e, agora, os Jogos Abertos de Santa Catarina”, salientou o palestrante.
            PARCERIA QUE RENDE
            Capacitações como a de Vitrinismo, para Furtado, são exemplos de oportunidades para que os lojistas potencializem as ações no comércio e aumentem suas vendas. “Se a CDL oferecendo treinamentos gratuitos ou condições melhoradas de pagamento para os seus associados e não-associados, participem. É um curso de curta duração, mas é bom avaliar pela perspectiva de que as empresas que se comprometem com novos conhecimentos e aderem as tendências terão alguns diferenciais que quem não faz os treinamentos não vai ter. Iniciativas como esta abrem a mente para sairmos do óbvio, não adianta encher de elementos e poluir as vitrines, precisa planejar. Tivemos, praticamente, uma consultoria personalizada para garantir que os participantes obtenham melhores resultados e atinjam uma estética ainda mais bonita para seus estabelecimentos”, avaliou.
            O diretor executivo da CDL, Maurício Duarte, reforçou que a entidade está sempre preocupada em oferecer treinamentos e organizar ações que façam a diferença na gestão e no atendimento das lojas e que melhorem a experiência dos clientes. “Esse é o nosso papel, transformar o comércio e prestar apoio aos lojistas. Por isso, parcerias como esta, junto ao Sebrae/SC, são essenciais para fortalecermos e aprimorarmos conhecimento. Nos encaminhamos para o fim do ano. Em 2025, tivemos muitas iniciativas com esse propósito. Traçar estratégias para a data mais encantadora do ano nos torna ainda mais pertencentes deste município tão acolhedor.”
            Para ficar a par da programação de treinamentos da CDL Chapecó, interessados podem entrar em contato com a entidade pelo WhatsApp (49) 99925-5819. 

Veja também

Diálogos industriais da FIESC: terceirização em debate17/08/21          A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoverá mais uma edição do programa Diálogos Industriais Virtuais.          O......

Voltar para (Blog)