Postado em 03 de Junho de 2022 às 14h00

Empretec Rural: novas visões para os empreendedores rurais

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Vinte e dois empreendedores rurais dos municípios de Abelardo Luz e Ouro Verde se desafiaram nesta semana para aprimorar seu desempenho empresarial. Eles participam até este sábado (4), às 18 horas, no Hotel Turis em Abelardo Luz, do Empretec Rural – um seminário intensivo destinado a aumentar o potencial empreendedor do participante para que possa gerir melhor o empreendimento rural ou para inserir uma nova atividade econômica em sua propriedade. A realização é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC. Conta com apoio do Sindicato Rural de Abelardo Luz e da Cooperativa Central de Fertilizantes (Cooperfertil).
Segundo a extensionista rural da Epagri, Ana Luiza Meneghini, o Empretec Rural é uma grande oportunidade para os participantes mudarem sua vida. “Tenho recebido alguns feedbacks que mostram que eles compreenderam a importância das atividades que desenvolvem em suas propriedades rurais. Esse novo olhar reforça que eles são capazes de mudar a forma como estão produzindo e gerenciando seus negócios”, analisa. Ana comenta que os participantes retornam agradecendo pela oportunidade em fazer o seminário e relatam que é muito produtivo para aplicar na vida pessoal e profissional.
O responsável técnico da Cooperfertil e engenheiro agrônomo, Ericson Pellegrini, explica que a cooperativa foi apoiadora do Empretec Rural desde o início na apresentação da proposta de parceria. “Sentimos que essa iniciativa seria importante para o aprimoramento das atividades das pequenas propriedades rurais da região. Por isso, auxiliamos na mobilização dos participantes para formar uma turma com uma gama diversificada de atividades: avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, produção de hortaliças, frutas e grãos”, relata. Pellegrini complementa que essa variedade de negócios agrega em mais conhecimento para os participantes. “Isso proporciona novas visões para que eles possam dar continuidade nas atividades nas propriedades familiares e, consequentemente, melhorar a renda. Pelos retornos que tenho recebido observo que nossos objetivos foram facilitados por essa imersão”, avalia.
DEPOIMENTOS DOS EMPREENDEDORES
A produtora rural Camila Caldartt, de 24 anos, trabalha na área da bovinocultura leiteira com sua família na propriedade localizada na comunidade Três Linhas, em Abelardo Luz. Ela comenta que busca no Empretec Rural crescimento para a atividade realizada na empresa familiar. “Por mais que a área de terra seja pequena, tenho a convicção que sempre há uma maneira para realizarmos melhorias e termos incremento nos resultados”, analisa.
Para Camila a busca de informações é um passo importante para lhe proporcionar algo melhor dentro da propriedade que também beneficiará sua família. “Pretendo criar objetivos e estabelecer metas porque independentemente da atividade que exercemos buscamos fins lucrativos e alternativas para trabalhar menos e ganhar mais. O Empretec caiu dos céus para mim que estou iniciando nessa área. Meus pais já trabalham há anos na atividade, mas agora quem dá um passo à frente sou eu”, relata.
O agricultor Diogo Busnello, de 32 anos, comenta que as principais atividades econômicas de sua empresa rural são a produção de leite e o plantio de soja. Sua propriedade está localizada no Assentamento Papuan II, interior de Abelardo Luz. De acordo com ele, a expectativa com o Empretec Rural é adquirir conhecimentos para que possa diversificar e melhorar a renda na pequena propriedade rural. “Seja por meio da industrialização do que produzimos ou até mesmo da identificação de outras oportunidades de mercado”, avalia.
Para Busnello, essa imersão sobre empreendedorismo é extremamente necessária. “Nós, agricultores de pequenas propriedades, somos grandes empreendedores porque precisamos investir na diversificação de atividades para incrementarmos nossa renda”, observa.
EMPRETEC RURAL
            O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC serão promovidas 50 turmas do Empretec Rural em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais.
            As próximas turmas previstas para o oeste catarinense são: Galvão (20 a 25 de junho); Lajeado Grande (18 a 23 de julho); Xaxim (18 a 23 de julho) e Passos Maia (1º a 6 de agosto).
 
 Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

A nova dimensão do agro08/10/20 José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)