Até sábado (21), às 18 horas, 20 empreendedores rurais de pequenas propriedades participam de uma imersão para descobrir suas habilidades e para despertar sua identidade empreendedora. Com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, eles aprendem como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos desses perfis.
O Empretec Rural – um seminário intensivo destinado a aumentar a capacidade potencial empreendedora para gerir melhor o empreendimento – é uma realização Sebrae em parceria com Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, com apoio da Cooper A1, do Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmitos e das Administrações Municipais de Caibi, Palmitos e São Carlos.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enalteceu os parceiros do Empretec Rural que contribuíram para levar ao município o desenvolvimento das características comportamentais dos empreendedores de sucesso. “Os participantes do seminário sairão com outra visão de mercado, sabendo correr riscos calculados e com conhecimentos aprofundados sobre gestão empresarial para aplicar em suas propriedades rurais”, observou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Palmitos, Luiz Antônio Cavalleri (Tônico), desde o primeiro momento em que receberam as informações sobre o que era o Empretec Rural se empenharam para mobilizar os empreendedores rurais da região. “A maioria dos participantes é jovens, filhos que assumirão futuramente os negócios da família, mas que tiveram essa oportunidade de ampliar a visão para vislumbrar novas oportunidades para a propriedade rural. Sem dúvida, eles terão um conhecimento diferenciado para aplicar em seus projetos”, enfatizou. Segundo ele, tanto os organizadores quanto os participantes estão muito contentes com essa oportunidade.
Henrique Chini, de Palmitos, trabalha na Granja Chini (produção de grãos, suínos, bovinos de corte e terceirização de colheita) e buscou no Empretec Rural o respaldo para aprimorar seus negócios, identificar pontos a melhorar e ampliar resultados. “O suporte disponibilizado pela imersão é reconhecido mundialmente, por isso estava ansioso pelo início das atividades. Confesso que recebemos um bombardeiro de informações, mas é um processo necessário para reconhecer nossos erros e elaborar estratégias para corrigi-los”, comentou.
Segundo Chini, alguns aprendizados da semana foram marcantes, a exemplo da importância de definir metas para alcançar os objetivos propostos e de que a maioria das pessoas não desenvolve seu potencial no empreendedorismo. Ele agradeceu as entidades realizadoras, especialmente, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais pelo convite em participar do Empretec Rural. “Também é importante enaltecer o trabalho dos facilitadores Jaime Folle e Olavo De Geroni, pessoas extraordinárias e com amplo conhecimento”, destacou.
EMPRETEC
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta Sebrae/SC e parceiros serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais. Na região do extremo oeste as próximas turmas previstas são: São Miguel do Oeste (23 a 28 de maio); Itapiranga (30 de maio a 4 de junho) e Cunha Porã (20 a 25 de junho).
Boas práticas de Xaxim são apresentadas em Encontro Estadual 18/Ago/202318/08/23há 1 ano e 8 meses Sexta-feira, 18 de Agosto de 202318/08/2023A diretora de Indústria, Comércio e Serviços e agente de desenvolvimento, Juliana Cristina de Marco, relatou o cenário de abertura de empresas (Foto: Divulgação)...
ACIC Chapecó oferece plano de previdência complementar30/Ago/202330/08/23há 1 ano e 8 meses Quarta-feira, 30 de Agosto de 202330/08/2023Plano que englobasse as necessidades das empresas associadas e seus colaboradores...