Empretec: desafios que mudam o mindset dos participantes
Elaborar um plano de negócios, criar um produto, verificar a aceitação de mercado e fazer a gestão da empresa. Todas essas tarefas requerem comprometimento e persistência. Mas, é possível fazer tudo isso em menos de uma semana? Esse é um dos desafios que os participantes do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec) estão superando. A primeira edição deste ano da iniciativa em Chapecó encerra neste sábado (15), no Hotel Mogano Premium.
O evento foi organizado seguindo todas as recomendações de prevenção à covid-19, a exemplo de distanciamento entre os participantes, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras. As atividades são conduzidas pelos facilitadores Jaime Folle, Neusa Balestrin Schumacher e Olavo de Geroni Júnior. Os empreendedores são dos municípios de Chapecó, Seara, Xanxerê e Xaxim.
Durante a imersão de 60 horas são abordados os comportamentos empreendedores, que farão a diferença para quem deseja ter o próprio negócio. Entre eles estão: exigência de qualidade e eficiência, busca por oportunidades e iniciativa, planejamento e monitoramento sistemático, busca de informações, estabelecimentos de metas e correr riscos calculados.
NEGÓCIOS EMERGENTES
A empresa Doce Lembrança, produz presentes voltados à valorização de parcerias com clientes e fornecedores. A equipe formada por Acson Luiz Bosetti, Andrea Gallon, Junio Cesar Lima Rodrigues e Oraci Buffon produz cartões presenteáveis, com bala da Chapecoense, uma frase motivacional e o espaço para o cliente inserir seu logotipo. É uma oportunidade do empresário, do prestador de serviço ou da indústria presentear o seu cliente ou fornecedor como forma de reconhecimento pela valorização da sua empresa a um custo acessível.
“O doce representa uma demonstração de afeto e de carinho, e o time da Chapecoense é muito querido por nós e personifica a garra, a superação, o sucesso, a capacidade de reinvenção, além de tocar o coração de todos”, explica a empresária Andrea ao comentar que a proposta tem sido bem aceita e como resultado já conquistaram os recursos para cobrir os custos de fabricação.
Andrea está gostando muito do Empretec e afirma que a experiência tem sido enriquecedora. “O programa tem quebrado alguns paradigmas, tem sido uma viagem para dentro de cada um, com um reconhecimento profundo das potencialidades e das fragilidades. Tenho a oportunidade de trabalhar essas vulnerabilidades, por isso tenho certeza que é um divisor de águas na minha vida”, antecipa.
A empresa Eu Vivo! investiu na produção de álcool em gel aromatizado. A equipe formada por Gladir Azambuja, Janine Torresini, Luísa Mendonça e Paula Guarnieri analisou o mercado e observou que a maior demanda, no momento atual, são por dois itens essenciais: máscaras e álcool em gel. “Buscamos informações sobre a produção de cada um e optamos pelo álcool em gel. Conversamos com um engenheiro químico, para esclarecer dúvidas sobre a fórmula e imediatamente começamos a fabricar. Um dos diferenciais é a aromaterapia, que torna o uso mais agradável e proporciona uma sensação de bem-estar”, comenta Gladir que reforça que os resultados têm sido ótimos, pois a meta já foi dobrada e estão pensando em triplicá-la.
Para Gladir o Empretec superou todas as suas expectativas. “O programa é espetacular, com dinâmicas incríveis e assertividade nas avaliações. Antes mesmo de concluí-lo posso afirmar que minha vida profissional tem uma história antes e terá outra depois do Empretec, resumindo de maneira objetiva”, adianta o jornalista.
EMPRETEC
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.
Propriedades do RS, de SC e do PR ofertam genética Brangus na EXPOCHAPECÓ14/Out/202414/10/24há 1 ano e 2 meses Segunda-feira, 14 de Outubro de 202414/10/2024A notável raça brangus terá presença especial na nova Feira de Desenvolvimento da Agropecuária. (Foto: Associação Brasileira de Brangus)...
Painel do Projeto Campo Futuro levanta custos de produção da tilápia em Rio Fortuna23/Mai23/05há 6 meses Sexta-feira, 23 de Maio de 202523/05/2025O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a participação de produtores rurais, representantes do Sistema Faesc/Senar, Sindicatos Rurais, técnicos da CNA e profissionais da região....
Senar/SC forma técnicos em agronegócio no polo de Araranguá20/Mai/202220/05/22há 3 anos Sexta-feira, 20 de Maio de 202220/05/2022O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá, a......