A importância da inovação na gestão de um negócio será abordada em palestra da Prefeitura de Xaxim e do Sebrae/SC. O evento está programado para a quarta-feira (23), a partir das 19h, no CIDEX, anexo à praça Frei Bruno, no Centro de Xaxim. A iniciativa é voltada para todos os empreendedores que desejam se capacitar e levar inovação às empresas.
A palestra será ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Cássia Liandra, e será realizada por meio da Sala do Empreendedor, uma das ações do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC. As inscrições podem ser realizadas pelo link http://sebrae.sc/inovacaoxaxim, ou através do fone: (49) 3353-8200.
Cássia explicará o que é inovação, onde ela está e como as empresas podem pensá-la em seu dia a dia. A Agente de Desenvolvimento (AD) da Sala do Empreendedor de Xaxim, Juliana Cristina de Marco, salienta que a Administração Municipal está sempre em busca de oferecer aos empreendedores ações que resultem em crescimento para as empresas.
Segundo Juliana, a Sala do Empreendedor traz inovação e motiva os empreendedores locais, impulsionando novos negócios e colocando sempre o empreendedor como protagonista do desenvolvimento econômico do município.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, observa que as empresas estão imersas em um mercado globalizado e dinâmico, repleto de novas tecnologias que interferem diretamente no comportamento e nas necessidades dos consumidores. “Investir em inovação é primordial para que as micro e pequenas empresas se fortaleçam. Acompanhando as mudanças do mercado, elas conseguirão se tornar mais competitivas e sustentáveis”.
Trennephol ainda destaca que a inovação nas pequenas empresas está relacionada não apenas à tecnológia ou mudanças que alteram radicalmente um produto ou serviço, mas também está nos pequenos detalhes que fazem a diferença. “Seja na criação de novos modelos de vendas, apresentação de um produto, alteração de um simples processo ou na maneira como se relaciona com os seus clientes”, conclui.