Postado em 11 de Março de 2021 às 15h28

Empreendedor: capacidade de arriscar e ser um visionário

     
    Por que o receio de tomar decisões tem angustiado e atrapalhado tanto as pessoas? Com essa reflexão Jaime Folle iniciou, nesta semana, a palestra on-line e gratuita “Supere seus medos e alcance resultados”. Participaram aproximadamente 70 profissionais e empreendedores que almejam aprimorar suas habilidades. A iniciativa foi do Sebrae/SC, em parceria com a Associação Empresarial de Maravilha e a Câmara de Dirigentes Lojistas local.
    A geração Y, na faixa etária dos 20 a 40 anos, de acordo com Folle, tem dificuldade de superar seus medos, de colocar os sonhos em prática e até mesmo de gerenciar os negócios herdados de seus pais. “Estudos revelam que 71% das pessoas no mundo são alienadas pelo sistema púlpito de escolas, emissoras de televisão e redes sociais, ou seja, o medo é motivado pelo excesso de informação. Acumulam um lixo mental sem necessidade por buscar conhecimento fora de foco”, argumentou ao comentar que a maioria dos modelos de educação atuais não atendem as necessidades do mercado.
    Para mudar isso, Folle instigou mais uma reflexão: quero mudar o futuro do meu trabalho ou o trabalho do meu futuro? Segundo ele, o empreendedor precisa se perguntar isso e saber claramente o que busca. “Na atualidade, não temos mais os modelos do passado como referência e precisamos criar nossa fórmula para o negócio. Infelizmente algumas pessoas se jogam no mercado porque aquela opção deu certo para alguém, porém se não souber para onde vai ou ter planejamento terá retrabalho. Isso tem a ver com a meta e a coragem (ou medo) de tomar decisões”, enalteceu.
    O empreendedor tem capacidade de se desenvolver com o passar do tempo; não teme as mudanças; consegue desaprender e reaprender em curto espaço de tempo e sua maior competência é não ter medo do fracasso. Entre as características, Folle destacou: busca de oportunidade, informação e iniciativa; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; persuasão e rede de contatos; independência, autoconfiança e saber correr riscos calculados.
    EMPRETEC
    A palestra integra as ações do Programa de Formação de Empreendedores (Empretec) que terá sua primeira turma deste ano no extremo oeste no período de 12 a 17 de abril, das 8h às 18 horas, no Auditório da CDL e Associação Empresarial de Maravilha. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março. “O seminário será presencial, mas de acordo com todas as orientações dos órgãos de saúde no combate ao coronavírus. O auditório tem capacidade para 200 pessoas, porém, as vagas serão limitadas em 25 participantes, o que assegura o distanciamento”, antecipou o analista de negócio do Sebrae/SC, Miguel Angelo Gómez Garrido.
    O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. A capacitação proporciona aos participantes a melhoria no desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e redução das possibilidades de fracasso.
    Mais informações pelos telefones (49) 3631-2107 e 3664-0414 ou pelos e-mails miguel@sc.sebrae.com.br e comunicacao@aemaravilha.com.br.
     
    Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
     
     

    Veja também

    Voltar para (Blog)