Postado em 22 de Novembro de 2019 às 17h22

Empreendedor: capacidade de arriscar e de ser visionário

Última edição do Empretec em 2019 está com inscrições abertas. Programa será realizado no período de 2 a 7 de dezembro

O excesso de informações desta era tem gerado insegurança e bloqueio nas pessoas que desejam empreender. O que deveria ser um aliado na construção de estratégias ou na identificação de oportunidades tem se tornado um limitante no processo de tirar a ideia do papel e concretizá-la.
Para auxiliar administradores, gestores e líderes empresariais a romper esses paradigmas e deixar o receio em segundo plano, o Sebrae/SC promove o Empretec voltado a desenvolver aptidões e características empreendedoras de seus participantes. A última edição do programa ocorrerá no período de 2 a 7 de dezembro, das 8 às 18 horas, no auditório do Sebrae Chapecó.
Com o objetivo de divulgar essa ação, informar que as inscrições estão abertas e esclarecer as dúvidas dos profissionais interessados foi realizado nesta semana a palestra “Supere seus medos e alcance resultados”, com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Jaime Folle.
De acordo com Folle a rapidez das mudanças deixou 71% das pessoas com medo de tomar decisões e o Empretec auxilia na correção dessa distorção de concepção. “A angústia tem atrapalhado o futuro empreendedor, contudo, se analisarmos cases de sucesso observamos que a insegurança não faz parte da trajetória empresarial. O jargão de ‘não sabia que era impossível, fui lá e fiz’ se encaixa perfeitamente nesse cenário”, comentou.
Pesquisas revelam a maneira como as pessoas visualizam o futuro, sendo 7% promovendo realizações, 9% pensando no bem-estar dos outros e 13% estando no poder. Esses 29% de perfis empreendedores são responsáveis pelo diferencial de ações realizadas no mundo, seja para benefício próprio ou coletivo. O restante, que compreende 71%, têm medo e dúvidas. “A visão empreendedora compreende definir a colheita antes de lançar as sementes”, argumentou Folle.
As dez características do empreendedor compreendem a procura por oportunidades e ter iniciativa; estabelecimento de metas; busca de informações estratégicas; planejamento e monitoramento sistemático; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; persuasão e elaboração de uma rede de contatos; independência e autoconfiança e correr riscos calculados.
PREVISÕES
Conforme levantamento da FIESP/CIESP as previsões mundiais até 2030 revelam: interesse pela demanda por alimentos; aumento da necessidade por energia; busca por entretenimento e turismo; mudança no padrão de produção; urbanização de megacidades; infraestrutura moderna e competitiva; envelhecimento da população; aumento das tensões geopolíticas.
De acordo com Folle, as pesquisas também apontam para a consolidação das mudanças no perfil de compras do novo cliente na era digital. Com isso, 81% dos jovens de até 25 anos preferirão comprar pela internet em 2025 e as vendas diretas nas lojas físicas representarão 51% para consumidores acima de 40 anos. 

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