Postado em 08 de Janeiro de 2020 às 16h21

EM JANEIRO: Senar/SC promove cursos gratuitos no Meio Oeste catarinense

Mais de 430 produtores rurais serão beneficiados

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de janeiro 27 treinamentos gratuitos no Meio Oeste catarinense, abrangendo nove municípios. Mais de 430 produtores e trabalhadores rurais serão contemplados.
Em Água Doce serão ministrados quatro cursos: Produção Caseira de Pães e Biscoitos de 20 a 22 na Linha São Judas Tadeu; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos de 21 a 22 no Assentamento Nove de Novembro; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 21 na sede do Sindicato Rural e Inseminação Artificial em Bovinos de 27 a 30, na Fazenda Renascença.
Jardineiro e Cultivo Protegido de Hortaliças serão capacitações abordadas em Macieira. A primeira nos dias 21 e 22 na propriedade de Débora. A segunda de 29 a 30 na Prefeitura do município. Em Vargem Bonita será promovido, entre 28 e 29, o curso de Inclusão Digital Rural no Tele Centro.
Em Campos Novos serão realizados seis treinamentos: Confeitaria de 15 a 16 na Associação da Prefeitura; Tratores e Implementos Agrícolas/Operação e Manutenção de 15 a 17 no Sindicato Rural e na Epagri; Prevenção de Doenças Crônicas e Prevenção às Deficiências na Área Rural ocorrerão paralelamente no dia 23 na sede da Biblioteca Municipal; Produção Caseira de Pães e Biscoitos de 27 a 29 na Serraria Weiss e Inclusão Digital Rural/Iniciação à Informática de 30 a 31 no Sindicato Rural.
             Catanduvas também será contemplado com seis cursos: Processamento de Carne Suína de 16 a 17 na sede Serp; Olericultura Orgânica de 20 a 21 na Linha São José; Floricultura nos dias 22 a 23 no Centro de Eventos; Inclusão Digital Rural/Iniciação de 24 a 27 na sede do Sindicato Rural; Artesanato de Crochê e Tricô de 27 a 31 na sede do Sindicato Rural; e Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) no dia 30 na sede Catanduvas.
            Confeitaria, Artesanato de Costura em Tecidos e Processamento de Carne Suína serão ministrados em Erval Velho. O primeiro treinamento ocorrerá de 16 a 17 na Linha Farrapos na propriedade de Gelson Lorenzetti, o segundo de 20 a 23 na Linha Canhadão e o terceiro de 22 a 23 na Linha Arroio dos Micos no Sítio de Sirineu Denti. Na propriedade de Sergio de Carli, na Linha Boa Esperança em Herval D’ Oeste será abordado Processamento de Carne de Frango de 20 a 21.
Lebon Régis receberá o curso Doma Racional de Equídeos de 13 a 17 e Rédeas de 20 a 24, ambos na Linha Comum-Cancha de Laço. Conservas de Frutas Hortaliças e Temperos também será ministrado de 23 a 24 no Sindicato Rural do município. Rio das Antas conclui a programação abordando Inclusão Digital Rural/Informática Básica 2 de 16 a 17, no Projeto Saberes.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que “as oficinas têm como objetivo transformar e qualificar os produtores rurais, apresentando meios de suprir as necessidades diárias e agregar conhecimento para atingir bons resultados nas propriedades”, ressalta.
INSCRIÇÕES
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que os cursos promovem a formação profissional e incentivam o empreendedorismo reforçando os bons resultados. Nesse sentido, os produtores rurais devem efetuar as inscrições por meio do Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização.

Veja também

Em parceria com FAO, SC lança versão brasileira de campanha de prevenção à Peste Suína Africana13/06/22 Assista a campanha aqui: https://youtu.be/-I2RJFGiuSs   Para sonoras em vídeo, áudio (Secretário Ricardo Miotto) e foto acesse: https://we.tl/t-03VxlJreXW   Por meio de uma parceira inédita com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Santa Catarina lança a versão brasileira......
Santa Catarina contabiliza perdas na agricultura devido à estiagem31/03/20 Lavouras de Santa Catarina sofrem com a falta de chuvas. Desde junho de 2019, o estado vem passando por períodos de estiagem, que afetam principalmente a produção de milho, feijão e leite. Nesta terça-feira (31), a......

Voltar para (Blog)