Educação no pós-pandemia: Secretaria Municipal de Educação de Campo Erê intensifica oportunidades de aprendizagem
Sistemas educacionais em um mundo em transformação, soluções inovadoras em prol da educação empreendedora, como despertar o protagonismo nos jovens, verbas destinadas à educação e como acessá-las, educação infantil no pós-pandemia, como alcançar a aprendizagem perdida na crise sanitária e os rumos da educação no pós-pandemia. Essas são algumas das temáticas debatidas recentemente pelos servidores municipais da educação de Campo Erê, durante o Encontro Estadual de Educação Empreendedora. O evento foi promovido pelo Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, e reuniu secretários e gestores de 87 municípios catarinenses em Florianópolis.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo Rozangela Moccelini a iniciativa possibilitou que os profissionais da área tivessem acesso às informações atualizadas, compartilhassem experiências e pudessem multiplicá-las ao retornar aos seus municípios e alinhar com os coordenadores. “Nossa intenção é reunir todos os diretores das escolas municipais para que as três servidoras que participaram do encontro estadual possam repassar seus conhecimentos adquiridos e debater estratégias para superar os desafios”, antecipou.
A assessora de secretaria Fátima da Silva relatou que no evento ficou perceptível que os problemas enfrentados diariamente na educação municipal nesse pós-pandemia refletem uma realidade de várias cidades catarinenses. “Passamos por diversas capacitações, mas observamos que nossa formação inicial não contemplou um cenário pandêmico dessa magnitude para direcionar alternativas de enfrentamento. Essa análise contribuiu para despertar novas ideias voltadas ao cuidado não só com os alunos mas também com os professores, para que amparados possam mudar sua sistemática em sala de aula”, ressaltou.
Fátima antecipou que a Administração Municipal pretende disponibilizar uma formação de maneira consorciada com outros municípios para microrregião para que possa contemplar o maior número de profissionais possível. Outro ponto relevante na formação foram os esclarecimentos sobre captação dos recursos federais para educação, que no cenário atual faz a diferença nas melhorias de infraestrutura escolar porque possibilita aumentar o atendimento e o acesso à educação de qualidade para todos.
De acordo com a coordenadora pedagógica Larissa Riboli o Encontro Estadual de Educação Empreendedora abordou várias situações cotidianas na área a exemplo da dificuldade de aprendizagem, que foi acentuada pela pandemia da covid-19. “Pela troca de experiência foi possível elaborar estratégias, das quais algumas já colocamos em prática, como priorizar a alfabetização porque temos um número considerável de crianças nesse processo”, explicou.
Larissa também destacou que a temática educação empreendedora pode ser ampliada nas escolas, principalmente ao abordá-la de maneira multidisciplinar como a matemática financeira que ensina sobre economia e a utilização do dinheiro. Também chamou a atenção da coordenadora pedagógica a palestra sobre captação de recursos para a educação, os impostos que são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os programas que direcionam o orçamento.
Para a diretora Márcia Luzia Kaefer os alunos aprendem de maneiras diferentes e as escolas precisam acompanhar essas transformações, compreender quais são os anseios e os desejos deles e como captam as informações. “Vivemos um novo momento! Percebemos que o período pandêmico afetou a capacidade de concentração e de absorção do conteúdo pelos estudantes. Mas, os professores também estão inseridos nesse mesmo contexto e sentem as dificuldades de adaptações”, avaliou.
Márcia ressaltou a importância de compreender os desafios enfrentados pelos professores para, posteriormente, identificar a melhor estratégia para atuar dentro da sala de aula. “Tudo o que era eficaz até 2020 não se perdeu, mas se modificou extremamente com a pandemia. Precisamos reaprender a nos reinventar porque o nosso público não é mais o mesmo”, argumentou.
Segunda ela, a Secretaria Municipal de Educação tem intensificado a oferta de diferentes oportunidades de aprendizagem, como: projetos diversificados, apoio pedagógico, avaliações diagnósticas, formação de professores e projetos específicos para sanar as dificuldades que os alunos apresentam atualmente a partir de planejamento coletivo e, posteriormente, em cada escola. “Essas medidas visam compreender cada vez mais os anseios dos estudantes para melhorar o processo de ensino aprendizagem de maneira eficaz”, conclui.
Cooperativismo promove Celebração do Dia de Cooperar 2020 nas redes sociais12/Mai/202012/05/20há 5 anos Terça-feira, 12 de Maio de 202012/05/2020O Dia de Cooperar (Dia C) deste ano será celebrado nacionalmente em 4 de julho por meio das redes sociais, seguindo as recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações e diminuir o contágio pelo novo Coronavírus. A proposta é utilizar o meio digital para divulgar e incentivar as cooperativas a desenvolverem ações que auxiliem......
Fomentando o empreendedorismo06/Nov/202306/11/23há 1 ano e 11 meses Segunda-feira, 06 de Novembro de 202306/11/2023Faxinal dos Guedes renova convênio com o Sebrae/SC para realização do Programa Cidade Empreendedora...
Sicredi reforça incentivo ao agronegócio no TEC AGRO 2022 23/Nov/202223/11/22há 2 anos Quarta-feira, 23 de Novembro de 202223/11/2022O 2º TEC AGRO, programado para terça e quarta-feira, dias 29 e 30 deste mês, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, apresentará a transformação de ponta a ponta da cadeia agro e......