Educação Financeira: cooperação na Ponta do Lápis forma professores, em Chapecó
Auxiliar na transformação da vida financeira das pessoas nas comunidades, levando informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação com o dinheiro. Com esse foco, a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG iniciou neste ano, em Chapecó, a Jornada?da?Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa integra a segunda fase do Programa Nacional de Educação Financeira da cooperativa, conhecido como Cooperação na Ponta do Lápis.
A ação contou com a parceria do Poder Público Municipal e, nesse primeiro momento, capacitou os educadores para transmitirem conhecimentos aos seus alunos. O programa contemplou três escolas e as atividades foram conduzidas pela professora Elisabete Beuren. Os encontros iniciais foram acompanhados pela Secretaria de Educação de Chapecó e pela equipe de relacionamento do Sicredi.
Com as atividades do Cooperação na Ponta do Lápis o Sicredi compartilhou práticas que podem trazer uma vida mais sustentável para as pessoas. “Os resultados desse primeiro ano com os professores foram positivos e demonstram que a iniciativa certamente contribuirá com a vida e futuro de muitos alunos”, destaca o analista de Programas Sociais da Sicredi Região da Produção Lucinei Rodrigo Bohn.
Segundo ele, o programa possibilitou compartilhar com os professores uma metodologia para apoiá-los na construção de estratégias pedagógicas de um jeito simples, conectando os temas da educação financeira com as habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Também utilizamos situações e objetos do dia a dia que dialogam com a realidade da comunidade escolar. A aplicação das atividades com os alunos iniciou ainda este ano, contemplando atividades teóricas e práticas que, segundo os professores, foram muito bem aceitas pelos estudantes”.
O município de Chapecó/SC e o de Rio dos Índios/RS foram pilotos do programa no âmbito escolar na cooperativa. As atividades prosseguem no ano que vem com as três escolas e o objetivo é aumentar o número de instituições de ensino participantes.
Veja também
Sala do Empreendedor auxilia na tomada de decisões durante a crise em Itapiranga20/Abr/202020/04/20há 5 anos Segunda-feira, 20 de Abril de 202020/04/2020Impacto econômico em todos os setores e colapso em muitos sistemas de saúde pelo mundo são alguns reflexos da pandemia do novo Coronavírus. Em paralelo a esse cenário está o bombardeio de informações pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Filtrar todo esse turbilhão de dados e transmitir informações de fontes seguras......
Santa Catarina implementa identificação de origem para frutas e verduras10/Set/201910/09/19há 5 anos Terça-feira, 10 de Setembro de 201910/09/2019Conhecidas pela qualidade, as frutas e hortaliças produzidas em Santa Catarina ganham mais um diferencial competitivo. A partir de agora, os consumidores poderão saber detalhes sobre o cultivo dos vegetais, inclusive o local onde foram......