Educação empreendedora é tema de palestra on-line para professores de Lindóia do Sul
Apresentar os referenciais utilizados pelo Sebrae/SC na atuação com a educação empreendedora, explanar sobre as soluções disponíveis para aplicação com alunos e professores e orientar para a utilização das soluções educacionais da entidade. Com esses objetivos foi realizada palestra on-line, nesta semana, com aproximadamente 40 professores do município de Lindóia do Sul, no oeste catarinense. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A palestra de sensibilização foi ministrada pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Airton Ramthum, que reforçou a importância da educação empreendedora na formação de cidadãos preparados para a vida e protagonistas de seus destinos. Ele explicou que os conteúdos utilizados geram reflexão sobre projeto de vida e carreira e contribuem no desenvolvimento de comportamentos empreendedores e habilidades socioeducacionais.
O consultor também ressaltou sobre a educação em transformação, o papel do professor na atualidade e a atuação do Sebrae/SC na formação de educadores. Ramthum citou Tom Peters no artigo ‘Corra! A era do EU S.A.’ - publicado na década de 80 –, que aborda as pessoas como uma empresa/marca a ser desenvolvida permanentemente com muito conhecimento, habilidades a aprimorar e conhecer, e com atitudes e características empreendedoras.
“Temos que pensar que nossos jovens têm um propósito, que é desenvolvido na mais tenra idade, ou seja, na vida escolar. Além disso, o mundo está mudando nos últimos anos em uma velocidade surpreendente. As pessoas precisam estar preparadas para as inovações tecnológicas no setor educacional e no mundo dos negócios disponibilizadas para as futuras gerações de empreendedores. Esse processo foi acelerado pela pandemia e que alterou significativamente a rotina de todos“, comentou.
Ramthum reforçou que a educação precisa preparar os estudantes para se comunicarem, terem argumentos, se conhecerem, utilizarem a empatia e serem cooperativos e responsáveis. “A educação empreendedora traz como benefícios: motivação, comprometimento, criatividade, resiliência, engajamento social, protagonismo, autoconhecimento, capacidade de realização, autonomia, criação de empregos, inovação e crescimento econômico”, expôs.
“Estamos bem felizes que essa temática da educação empreendedora foi contemplada no Programa Cidade Empreendedora porque é por meio da educação que geramos mudanças e criamos oportunidades. Sem contar que oportunizaremos atividades diferenciadas e atrativas aos estudantes”, antecipou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, Rosemar Aparecida Guerini Fiorentin.
Em Lindóia do Sul as atividades serão realizadas com aproximadamente 450 estudantes do ensino fundamental I, do Núcleo de Educação Otaviano Nicolao (municipal), do Núcleo da Educação XV de Novembro (Municipal) e da Escola de Educação Básica Padre Izidoro Benjamin Moro (estadual). Outro diferencial é a decisão do município em contemplar os 57 alunos do Pré II do Centro de Educação Infantil Rosilene Fátima Bussolaro (municipal).
Educação Empreendedora
As soluções disponíveis para o ensino fundamental I (1º ao 5 º) são: Trilha Comportamentos Empreendedores; Game Cidade dos Brinquedos e Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação. Para o fundamental II (6º ao 9º): Cidade Colaborativa; Oficina Superando Barreiras com Criatividade e curso Meu Dinheiro Meu Negócio.
As soluções para os professores são: Oficina Empreendendo no Mundo da Imaginação; Oficina Superando Barreiras com Criatividade; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (formação remota); Trilha Professor do Futuro; Trilha Comunicação em Tempos Difíceis; Trilha Empreendedorismo e Inovação; Trilha Engajamento e Criatividade em Sala de Aula e Seminário de Educação.