Postado em 19 de Agosto de 2020 às 17h09

Educação empreendedora aliada a autonomia dos educandos

APAE de Modelo desenvolve atividades a distância

Aprender frações matemáticas, medidas corretas para uma receita e os ingredientes necessários são alguns aprendizados propostos a partir da produção de um bolo de chocolate. A prática criativa alia conhecimentos sobre educação empreendedora ao apresentar uma alternativa de renda ao mesmo tempo que incentiva a autonomia dos educandos. O exercício também contribui para aprimorar a coordenação motora fina e realizar uma atividade que auxilie na compreensão do ensino com o cotidiano do aluno.
Pensar em uma tarefa criativa e diferenciada para auxiliar na compreensão dos educandos é um desafio para os professores. Imagina agora propor uma atividade que será realizada em casa com o suporte dos familiares? Como avaliar o grau de dificuldade da ação? Será que compreenderão os conceitos propostos? São muitas variáveis analisadas antes de propor um exercício. Porém, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da covid-19, a educação tem se reinventado e aproveitado as tecnologias.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Modelo (APAE), mesmo com o distanciamento social, realiza o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/SC. As oficinas desenvolvidas integram as temáticas: Cores e Sabores, O Mundo das Ervas Aromáticas, Temperos Naturais, Locadora de Produtos e Brinquedos Ecológicos.
A unidade de ensino criou grupos no WhatsApp com todas as turmas, com participação de pais e alunos que têm condições de se comunicarem pelo celular. As professoras organizam as atividades e enviam nesses grupos. “Os exercícios precisam ser bem pensados e elaborados, além de serem práticos e com materiais que os educandos têm em casa. E, nisso, o JEPP tem ajudado bastante, pois sua metodologia contribui na diversidade de propostas educacionais”, comenta a diretora Eliana Kothe.
A receptividade dos exercícios propostos tem sido positiva, principalmente por serem atividades práticas. Segundo a diretora, todas as tarefas que antes eram realizadas de forma presencial foram adaptadas para serem executados a distância. O que requer uma análise mais ampla do que pode ser solicitado e do que o aluno consegue desenvolver, principalmente sobre o entendimento do que foi proposto. “A APAE possui um público diferenciado e que tem muitas potencialidades, mas que exige mais dos profissionais na elaboração dos conteúdos”, explica a diretora.
“O empenho, o engajamento e a criatividade dos professores são fundamentais nesse momento. Os educadores estão fazendo isso de maneira espetacular. Somos gratos às famílias, por entenderem os desafios impostos pela pandemia e por se empenharem para que seus filhos, mesmo a distância, assimilem o conhecimento necessário. Observamos no retorno dos pais que esse momento de interação tem sido prazeroso e enriquecedor”, avalia Eliana.
UNIDADE DE ENSINO
A APAE de Modelo atende 97 educandos dos municípios de Bom Jesus do OesteModeloSerra Alta e Sul Brasil. Participam do JEPP neste ano, 11 turmas e 69 educandos. O programa é desenvolvido na unidade de ensino desde 2019.
PROGRAMA
O JEPP fomenta a educação e a cultura empreendedora com práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do estudante para aprender e para favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida. Também auxilia na busca do autoconhecimento, incentiva novos aprendizados e motiva o espírito de coletividade.
“A proposta pedagógica motiva os participantes, por meio atividades lúdicas, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para identificar oportunidades. O programa tem como base a premissa de que a educação deve atuar como transformadora do sujeito”, ressalta a analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf.
 

Veja também

Nesta quinta-feira: Programa Almoço Empresarial da ACIC recebe Renovigi08/05/19 Investir em pessoas, tecnologias e inovações está no DNA da Renovigi Energia Solar, terceira maior distribuidora de painéis e inversores fotovoltaicos do Brasil. O CEO, Alcione Belache, relata a história de sucesso da empresa, que foi fundada em 2012 por um grupo de investidores, na próxima edição do Almoço Empresarial da Associação......
Psicologia online como diferencial para encarar as incertezas14/07/20 As angústias e a insegurança sobre o futuro, em razão da pandemia da covid-19 e seus desdobramentos, têm provocado na população um turbilhão de comportamentos, que podem ir desde a baixa produtividade e o......

Voltar para (Blog)