Confira artigo de Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC
Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC. (Foto Filipe Scotti)
Santa Catarina tem um dos maiores PIBs per capita do Brasil, é referência em desenvolvimento industrial e em inovação. Mas quando o assunto é educação pública, acende-se um sinal de alerta.
O estado, que em 2005 estava entre aqueles com melhor desempenho educacional do país, hoje ocupa o 17º lugar no ranking que mede a qualidade da educação, o IDEB do ensino médio da rede estadual. O cenário é ainda mais preocupante quando se observa a aprendizagem efetiva: apenas 7% dos estudantes concluem o ensino médio com o nível adequado em matemática. A defasagem começa ainda no ensino fundamental: no 9º ano, apenas 22% dos alunos têm desempenho adequado nessa disciplina.
Esses índices evidenciam a urgência de intervenções eficazes, já a partir das etapas iniciais da educação básica, para que os estudantes não carreguem defasagens até o final da trajetória escolar.
Nas Escolas SESI, os resultados mostram que é possível mudar essa realidade. Com uma metodologia baseada na abordagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), os indicadores já estão evoluindo e vamos buscar resultados cada vez melhores. Hoje mais de 51% dos estudantes do 3º ano do ensino médio têm desempenho adequado em matemática – sete vezes mais que a média da rede pública.
O modelo pedagógico prioriza o desenvolvimento integral do aluno, com projetos interdisciplinares, cultura digital, trilhas de protagonismo e competências socioemocionais. Além disso, conta com educação bilíngue, laboratórios de robótica, programação e espaços maker.
Para ampliar o impacto, a FIESC vem firmando parceria com prefeituras para levar o seu modelo educacional para dentro das escolas públicas. Já são mais de 100 prefeituras atendidas. O objetivo é colaborar com a transformação da educação básica catarinense, por meio de uma proposta pedagógica moderna, com educação em tempo integral, tecnologias educacionais, cultura digital e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Além disso, até 2030, devemos entregar 14 novas Escolas SESI de Referência, em diferentes regiões de Santa Catarina, com capacidade para atender milhares de estudantes, ampliando a nossa rede para 21 unidades.
Educação de qualidade não é apenas uma responsabilidade do poder público – é um compromisso coletivo. E a indústria catarinense está fazendo a sua parte para transformar realidades por meio da educação.
Mario Cezar de Aguiar
presidente da FIESC
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