Postado em 27 de Agosto de 2020 às 13h53

Educação continuada: capacitar para aperfeiçoar

Hospital Unimed Chapecó investe em alternativas para treinar à distância médicos e colaboradores

"Desenvolver e consolidar uma cultura de qualidade focada na segurança do paciente e na satisfação do beneficiário” faz parte da Política de Qualidade da Unimed Chapecó. Para isso, a cooperativa médica oferta, constantemente, treinamentos e qualificações ao seu quadro funcional e de cooperados na busca pelo aperfeiçoamento na assistência à saúde prestada a seus clientes e em seus processos. Mas, e como o Hospital Unimed Chapecó mantém as capacitações frente a atual realidade imposta pelo novo coronavírus, que exige distanciamento social?
Com a chegada da pandemia, a equipe de Educação Continuada e Desenvolvimento precisou encarar o desafio de continuar informando e capacitando, sem poder reunir as pessoas presencialmente. A partir disso, surgiu a necessidade de pensar em novas ferramentas e plataformas que mantivessem a atualização constante das pessoas. “Esse momento, nos mostrou o quanto era preciso se reinventar para que a pandemia não prejudicasse o nosso objetivo da busca pela melhoria constante”, relata a enfermeira de educação continuada, Termutes Michelin.
Com a missão de continuar treinando as equipes, por meio da área de Gestão de Pessoas, a Unimed Chapecó implanta plataformas de ensino na modalidade EaD – Universidade Corporativa, para que os conteúdos possam ser ministrados com qualidade e segurança da informação, além de alcançar todos os profissionais.
ALEITAMENTO MATERNO
Um dos treinamentos que já estava previsto desde o ano passado e que também não poderia deixar de ser realizado por conta da pandemia foi a capacitação sobre aleitamento materno, alusiva ao movimento Agosto Dourado. “A amamentação é a possibilidade de transmitir anticorpos para o bebê e melhorar a imunidade. Por isso, amamentar é tão importante, mais ainda, nessa época de pandemia”, explica a pediatra e uma das responsáveis pelo curso, Dra. Margarida Alba Winckler.
A capacitação com aulas on-line, voltadas a todos os colaboradores, foi conduzida por uma equipe multiprofissional composta por enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, pediatria e ginecologia. “Temos agora uma nova maneira de trabalhar, que deve permanecer. A possibilidade das aulas no formato EaD, facilita, por exemplo, a capacitação dos novos profissionais que ingressam na cooperativa”, relata Dra. Margarida.
A importância de manter o treinamento tem relação com o selo Hospital Amigo da Criança, um selo conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. Um dos passos da certificação exige a capacitação de toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementação da política. Há dois anos, o Hospital Unimed Chapecó possui um grupo engajado na conquista do selo e, consequentemente, na implantação do ambulatório de aleitamento materno. “O ambulatório está em vias de se concretizar e essa capacitação é um importante passo para a atuação da equipe”, finaliza a médica.
Texto: Andressa Oliveira Recchia/Unimed Chapecó
 

Veja também

Seminário de artesanato desperta o posicionamento empreendedor 06/09/22 Com a intenção de fortalecer a economia criativa do município de Pinhalzinho e apresentar instituições que possam contribuir nesse processo foi realizado o Seminário do Artesanato, de maneira híbrida, com a participação de 30 pessoas. A iniciativa integrou a Semana de Arte e Cultura, que foi promovida pelo Conselho Municipal de Política Cultural......

Voltar para (Blog)