Doenças transmitidas por vetores é tema de palestra no 2º Encontro Pet
Médico veterinário Paulo Tabanez explanará sobre o assunto. Evento, realizado pelo Nucleovet, ocorrerá no próximo sábado (22), na sede da entidade, em Chapecó (SC)
O encontro faz parte do circuito “Encontro Entre Elas”, que reúne mulheres inspiradoras para dividirem suas trajetórias, experiências e conhecimentos ao longo de todo o ano (Foto: divulgação).
Carrapatos, pulgas e mosquitos podem transmitir doenças para animais de companhia que, além de causarem prejuízos à saúde dos pets, podem ser um problema de saúde pública, pois muitas têm potencial zoonótico. Por exemplo, a conhecida “doença do carrapato”, transmitida pelo respectivo vetor em cães, pode se dar como erlichiose ou babesiose e em gatos como hemobartonelose. Já as pulgas podem transmitir verminoses e agentes causadores de graves infestações que podem causar anemia. Já os mosquitos são transmissores da dirofilariose, chamada de “verme do coração”. Outra doença é a leishmaniose canina, transmitida pelo mosquito-palha.
Esse tema será debatido durante a programação do 2º Encontro Pet, no próximo sábado (22), das 13h30 às 18 horas. O médico veterinário Paulo Tabanez palestrará sobre “Doenças transmitidas por vetores”, às 16h30.
Realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o evento será na sede da entidade, em Chapecó (SC). O objetivo é oferecer informações e conhecimentos aos profissionais da medicina veterinária sobre o segmento de pequenos animais.
Paulo Tabanez é médico veterinário infectologista, imunologista, clínico e cirurgião geral. Graduou-se pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É diretor da Clínica Veterinária Tabanez, em Brasília, e pós-graduado em clínica médica, cirúrgica e oncologia de pequenos animais e é mestre em imunologia/infectologia pela Universidade de Brasília (Brasília). É docente em diversos programas de pós-graduações no Brasil, autor de publicações e capítulos de livros. Ministrou inúmeras palestras e cursos em encontros científicos nacionais e internacionais nas áreas de clínica médica, medicina interna, doenças infecciosas, leishmaniose, imunologia de pequenos animais. É membro fundador do Brasileish, Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal.
De acordo com um dos integrantes da Comissão Organizadora, Guilherme Dallago Pioczcovski, o Encontro Pet promove conhecimento sobre temas relevantes com palestrantes renomados. “Entre os objetivos do Nucleovet estão atender as demandas e necessidades dos colegas, trazer educação continuada de qualidade e acessível, abrir espaço para debate de questões importantes, contribuindo para melhorar o atendimento clínico, a gestão, entre outros aspectos. O evento também auxilia para congregar médicos veterinários”, expõe.
O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, frisa que o Encontro Pet segue uma das missões do Nucleovet, que é de selecionar, estruturar e apresentar uma programação de alto nível, capaz de sintetizar os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia e colocá-los ao alcance dos participantes. “Desde sua fundação, o Nucleovet tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da classe médica veterinária e zootécnica, unir e defender os profissionais da área e conscientizar a população sobre o importante papel que esses profissionais desempenham”, conclui Lucas.
Haverá ainda, neste ano, a 3ª edição do Encontro Pet, que ocorrerá no dia 18 de novembro.
PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO PET
Dia 22 de julho de 2023
13h30: Recepção e abertura
14 horas: Síndrome de Burnout e saúde mental: a vida pede pausas
Palestrante: Marcia Regina Favaretto Guaragni
15 horas: Qualidade de vida para sobreviver em tempos difíceis
Associação Catarinense de Imprensa lança portal com Banco de Talentos19/Abr/202119/04/21há 4 anos Segunda-feira, 19 de Abril de 202119/04/2021Totalmente repaginado, o portal foi desenvolvido pela Nacionalvox e tem novidades como Banco de Talentos, que conecta estudantes e profissionais de comunicação a empresas em busca de talentos...