Postado em 26 de Novembro de 2020 às 15h03

Doce Natal de Caibi: decoração e gastronomia são os atrativos deste ano

    As atrações da campanha “Doce Natal de Caibi: o segredo é acreditar”, no extremo oeste catarinense, foram adaptadas neste ano para garantir a segurança dos moradores/visitantes e evitar o contágio do novo coronavírus.
    A estratégia de transformar a celebração tradicional no fim de ano em um produto turístico foi definida em 2017, a partir da elaboração do Plano Municipal de Turismo. O propósito é cativar e encantar as pessoas com os atrativos de Caibi, gerar fluxo turístico e, com isso, promover a geração de renda e de novas oportunidades para os munícipes. Essa proposta tem sido aprimorada ao longo dos anos pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC. 
    “Nesta edição trabalharemos os eixos de decoração e gastronomia, com alguns espaços para comercialização de chocolates, doces e artesanatos. Ao contrário de anos anteriores não teremos grandes eventos culturais, como shows, espetáculos ou desfiles. Optamos em não realizar intervenções culturais, nem mesmo em locais abertos, para evitar reunir plateia”, antecipa a turismóloga e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Karla Hall.
    Os organizadores da campanha observaram todas as recomendações dos órgãos de saúde para o combate da covid-19 para propor inovações nesta edição. Segundo Karla, foram tomadas todas as medidas para assegurar o distanciamento social, evitar aglomeração de visitantes, controlar o fluxo de pessoas e manter os cuidados com a higiene ao disponibilizar álcool em gel em vários locais da feira da Vila do Doce Natal.
    “Estamos nos adaptando à realidade vivenciada por todos. Esse trabalho de tornar o Natal de Caibi uma referência estadual é desenvolvido há vários anos, por isso não podíamos retroceder. A cada ano consolidamos as parcerias com as entidades, fortalecemos o comércio e aprimoramos os trabalhadores locais para oferecer produtos diferenciados e atender com excelência os turistas. Tudo isso reflete diretamente na ampliação do movimento econômico local”, analisa Karla.
    Outro diferencial desta edição é o fomento do artesanato identitário para ressaltar a identidade cultural e evocar sentimentos de pertencimento, afeto e sensibilidade para a data. A partir de pesquisas sobre os elementos locais foi lançada a coleção de artesanato e souvenirs, que evidenciam o “Doce Natal de Caibi”. Foram criadas estamparias e arte relacionadas ao município e ao evento, desenvolvida proposta de identidade visual “Artesanato Encantando” e guia de aplicabilidade visual – tags, etiquetas, adesivos, entre outros. 

    Veja também

    Agronegócio responde por 72% das exportações catarinenses no primeiro semestre de 202009/07/20 O agronegócio segue como uma das grandes forças que movem a economia de Santa Catarina. No primeiro semestre de 2020, o setor respondeu por 72% das exportações catarinenses, com um faturamento que passa de US$ 2,87 bilhões. Os destaques são os embarques de carnes e de soja. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de......

    Voltar para (Blog)