Doce Natal de Caibi: decoração e gastronomia são os atrativos deste ano
As atrações da campanha “Doce Natal de Caibi: o segredo é acreditar”, no extremo oeste catarinense, foram adaptadas neste ano para garantir a segurança dos moradores/visitantes e evitar o contágio do novo coronavírus.
A estratégia de transformar a celebração tradicional no fim de ano em um produto turístico foi definida em 2017, a partir da elaboração do Plano Municipal de Turismo. O propósito é cativar e encantar as pessoas com os atrativos de Caibi, gerar fluxo turístico e, com isso, promover a geração de renda e de novas oportunidades para os munícipes. Essa proposta tem sido aprimorada ao longo dos anos pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC.
“Nesta edição trabalharemos os eixos de decoração e gastronomia, com alguns espaços para comercialização de chocolates, doces e artesanatos. Ao contrário de anos anteriores não teremos grandes eventos culturais, como shows, espetáculos ou desfiles. Optamos em não realizar intervenções culturais, nem mesmo em locais abertos, para evitar reunir plateia”, antecipa a turismóloga e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Karla Hall.
Os organizadores da campanha observaram todas as recomendações dos órgãos de saúde para o combate da covid-19 para propor inovações nesta edição. Segundo Karla, foram tomadas todas as medidas para assegurar o distanciamento social, evitar aglomeração de visitantes, controlar o fluxo de pessoas e manter os cuidados com a higiene ao disponibilizar álcool em gel em vários locais da feira da Vila do Doce Natal.
“Estamos nos adaptando à realidade vivenciada por todos. Esse trabalho de tornar o Natal de Caibi uma referência estadual é desenvolvido há vários anos, por isso não podíamos retroceder. A cada ano consolidamos as parcerias com as entidades, fortalecemos o comércio e aprimoramos os trabalhadores locais para oferecer produtos diferenciados e atender com excelência os turistas. Tudo isso reflete diretamente na ampliação do movimento econômico local”, analisa Karla.
Outro diferencial desta edição é o fomento do artesanato identitário para ressaltar a identidade cultural e evocar sentimentos de pertencimento, afeto e sensibilidade para a data. A partir de pesquisas sobre os elementos locais foi lançada a coleção de artesanato e souvenirs, que evidenciam o “Doce Natal de Caibi”. Foram criadas estamparias e arte relacionadas ao município e ao evento, desenvolvida proposta de identidade visual “Artesanato Encantando” e guia de aplicabilidade visual – tags, etiquetas, adesivos, entre outros.
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